Programa de Residência Pedagógica prorroga inscrições

Enviado por helaine em Ter, 26/06/2018 - 13:26

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) prorrogou as inscrições para seleção de bolsistas para o Programa de Residência Pedagógica até o dia 30 de junho.

Integrado a Política Nacional de Formação de Professores, o Programa de Residência Pedagógica é uma das ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo proporcionar o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura de todo o Brasil, promovendo a imersão desses graduandos em escolas públicas de educação básica.

Durante essa imersão, os alunos selecionados nos subprojetos contemplados terão práticas de regência de sala de aula e intervenção pedagógica, sempre acompanhados por um professor da escola pública com experiência na área de ensino do licenciando e orientados por um docente da Universidade. Dessa forma, a residência pedagógica proporciona aos egressos, a formação de habilidades e competências para realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

A residência terá o total de 440 horas de atividades distribuídas da seguinte forma: 60 horas destinadas à ambientação escolar; 320 horas de imersão; e 60 horas destinadas à elaboração do relatório final, avaliação e socialização de atividades.

Seleção de bolsistas

Estão sendo disponibilizadas 30 vagas por núcleo de residência: 24 para residentes bolsistas e 6 não bolsistas. As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até às 12h o dia 30 de junho no link http://sistemas.uepa.br/residenciapedagogicauepa2018/form_inscricao/No ato da inscrição, o discente deverá encaminhar em formato PDF, os documentos: histórico escolar da licenciatura em curso; declaração de matrícula emitida pela Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCA); cópia do CPF e RG e termo de compromisso assinado.

Os interessados deverão estar regularmente matriculados em 2018 em um dos cursos de licenciatura da Uepa citados no item 4.1 do edital, ter percentual concluído de integralização curricular de no mínimo 50% ou estar cursando a partir do 5º período, a contar do segundo semestre de 2018; comprometer-se a realizar 440 horas de atividades na residência pedagógica, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares; possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br

Para mais informações, leia o edital completo aqui.

Seleção de docentes

As inscrições para o processo seletivo de docentes do Programa de Residência Pedagógica da Uepa estão abertas até o dia até o dia 26 de junho pelo endereço: http://sistemas.uepa.br/residenciapedagogicauepa2018/form_inscricao_preceptores.

Para se candidatar, os interessados deverão: possuir licenciatura correspondente ao componente curricular ou ao curso do subprojeto; possuir experiência mínima de dois anos em docência na educação básica; ser professor na escola pública de Educação Básica cuja rede tenha aderido ao programa e indicado a instituição escola de atuação do candidato como participante; estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto; e declarar que possui disponibilidade do tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto.

Serão selecionados 45 professores das redes públicas lotados em escolas indicadas pelas secretarias de educação como participantes do Programa e localizadas em um dos municípios que tiveram projetos homologados pela Uepa, são eles: Altamira, Barcarena, Belém, Castanhal, Conceição do Araguaia, Paragominas, Salvaterra, Santarém e Tucuruí.

Para mais informações, leia o edital completo aqui.

Texto: Flora Soutello e Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely