O professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Marcus Vinicius Henriques Brito, é o novo coordenador nacional dos Programas de Mestrado Profissional, na Área da Medicina III (áreas cirúrgicas), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O docente, que nos últimos anos esteve à frente do Mestrado em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe) da Uepa, tomou posse do cargo na última segunda-feira, 9, e segue até 2021. O trabalho desenvolvido durante quatro anos no Mestrado Cipe, inclusive, motivou a escolha do paraense. Em dezembro de 2017 houve uma votação entre os membros da Capes e, a partir de uma lista tríplice, Brito disputou o cargo com professores de São Paulo e Minas Gerais.
“Recebi (o cargo) com muita preocupação porque é muito trabalho, mas estamos encarando os desafios. Foi enviado um plano de trabalho à Capes, com propostas para o Brasil inteiro em diversas áreas de atuação. Mas a ideia é ter no final de quatro anos, mestrado em cirurgia em todos os estados, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Atualmente, só temos em Belém, Terezina, Fortaleza e Manaus”, afirmou Brito.
O Plano de Trabalho do novo coordenador apresenta ainda como objetivos reduzir assimetrias intercursos e interinstitucionais; incrementar parcerias com o setor privado, além de captar recursos nacionais e internacionais.
Texto: Ize Sena