O Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime (Lab - GEOVCRIM) inicia atividade com a realização do I Encontro, programado para os dias 4 e 5 de setembro no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento tem o objetivo de reunir a comunidade acadêmica para expandir o conhecimento referente a violência e a criminalidade, especialmente no estado do Pará.
O tema escolhido dialoga sobre a territorialidade e a criminalidade na metrópole belenense. Isso foi motivado pelos recorrentes casos de violência urbana atualmente. Dessa forma, o debate vem através da Geografia para fomentar a reflexão e apresentar estudos sobre tema.
Na programação haverá mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos que aprofundarão temas relacionados à violência como o tráfico de drogas, inteligência em segurança pública e violência contra a mulher. O evento contará com a participação de graduandos, mestrandos, doutores e docentes da segurança pública e das áreas das Ciências Humanas de diversas instituições de ensino.
No dia 5, o Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime lançará o livro “Geografia da Violência - Produção do espaço, Território e Segurança Pública”, organizado pelos professores Clay Chagas, Marcelle da Silva e Denise Vieira. A obra reúne sobre a violência e a criminalidade no âmbito urbano a partir da perspectiva da Geografia.
As inscrições podem ser feitas pelo site gratuitamente. Durante o credenciamento, deve ser levado um quilo de alimento não perecível. Os interessados em apresentar trabalhos durante o encontro devem enviá-los para o e-mail: labgeovcrim@uepa.br. Podem ser enviados trabalhos de até quatro participantes e é obrigatório que pelo menos um dos participantes esteja inscrito no evento.
Serviço:
Evento: I Encontro do Laboratório de Pesquisa em Geografia da Violência e do Crime
Data: 4 a 5 de setembro
Local: Universidade do Estado do Pará - Campus I - Centro de Ciências Sociais e Educação
Endereço: Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo, Belém - PA, 66050-540
Texto: Olivia Varela/Ascom Uepa
Foto: Cristino Martins/Ag. Pará