Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio, conhecido como Setembro Amarelo. O objetivo dessa campanha é chamar a atenção da população para as maneiras de preveni-lo, a partir da disseminação dos tratamentos necessários para a depressão e demais enfermidades mentais. Considerando a importância e a relevância do tema, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) está realizando neste mês uma série de eventos para o público acadêmico e externo.
O Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (Cato) e o Centro Acadêmico de Fisioterapia (Cafisio), ambos da Uepa, realizam de 24 a 26 de setembro a Semana Amarela, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Com o tema Pedir ajuda também é um ato de coragem, o evento terá palestra, oficina, rodas de conversas e dinâmica de relaxamento. O objetivo é estimular a discussão e disseminar informações sobre saúde mental em diversos âmbitos. Os dois primeiros dias do evento são abertos ao público, mas para participar da Palestra sobre Saúde Mental, que será realizada no auditório da Dermato no último dia, é necessário se inscrever. As inscrições custam R$5,00 e devem ser feitas ligando para (91)98355-4896. Também serão realizadas inscrições no local, momentos antes do evento.
Além disso, na segunda-feira, 24 de setembro, a partir das 17h, acontecerá no auditório da Reitoria da Uepa a Roda de Conversa Juventude Universitária e Sofrimento Psíquico, ministrada pela psiquiatra, psicanalista e escritora Luciana Brandão Carreira. O evento é gratuito e está sendo promovido pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Uepa.
Um mês de programação
A programação de Setembro Amarelo da Uepa teve início no sábado, 8 de setembro, com o Seminário De Prevenção Ao Suicídio: um olhar interdisciplinar, evento organizado por estudantes do Curso de Enfermagem da Uepa e realizado no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Campus I, em Belém.
Dando continuidade à programação do Setembro Amarelo, na quarta-feira, 12 de setembro, o Cato realizou uma roda de conversa dinamizada intitulada Saúde Mental do Acadêmico. Além disso, no nordeste paraense, o campus de São Miguel do Guamá, realizou também na quarta-feira, 12 de setembro, o II Diálogos da Juventude. Com o tema Depressão e ansiedade no âmbito sócio educacional, o evento foi aberto ao público e teve a presença da psicóloga Adriana Moraes, da docente da Uepa Sara Suliman e de uma representante do CAPS de São Miguel do Guamá.
Já na sexta-feira, 14 de setembro, ocorreu no Auditório do Laboratório de Cirurgia Experimental (LCE), Campus II da Uepa, a palestra Suicídio e o mundo acadêmico, ministrada pelo psicólogo Reno Mendes. O evento foi uma realização do Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS) da Uepa.
Na segunda-feira, 17 de setembro, foi realizada no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) a mesa-redonda Mais do que falar, é necessário escutar: reflexões sobre o suicídio?. O evento teve como debatedores os integrantes do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Leandro Passarinho e Amanda Brasil, e como mediadora a professora Maria da Penha Farias Bastos, pedagoga do CCPP. As inscrições foram gratuitas e houve emissão de certificado. A mesa-redonda foi uma realização do CCPP em parceria com o Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não Formal (CTENF) do Herbário da Uepa.
No dia 20 de setembro, o curso de Enfermagem promoveu o evento Suicídio: A dor que precisamos aprender a ver. Uma chamada à prevenção ao suicídio, a partir das 16h nas dependências da Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB). As atividades serão destinadas a alunos, professores e servidores da Universidade.
Serviço:
Semana Amarela: Pedir ajuda também é um ato de coragem
Data: De 24 a 26/09/2018 (De segunda a quarta-feira)
Local: CCBS - Uepa. Endereço: Travessa Perebebuí, 2623, bairro do Marco, Belém.
Maiores informações: (91) 98355-4896
Roda de conversa: Juventude Universitária e Sofrimento Psíquico
Data: 24/09/2018 (segunda-feira)
Hora: 17h
Local: Auditório da Reitoria da Uepa. Endereço: Rua do Una, s/n, bairro do Telégrafo, Belém.
Maiores informações: (91) 3299-2247
Texto: Helaine Cavalcante
Foto: Nailana Thiely
Atualizado em: 21/09/2018.