Índios, caboclos, mestiços, negros, ribeirinhos, extrativistas. Esses são alguns dos protagonistas dos principais conflitos sociais que permeiam a história ambiental da Amazônia. E qual a relação histórico-social desses confrontos com o desenvolvimento regional dessa área? Para refletir sobre as contribuições das ciências sociais para os estudos da Região Amazônica, por meio das mais variadas produções científicas que abordam a questão dos conflitos sociais, será realizado de 25 a 28 de setembro o IV Seminário do Curso de Ciências Sociais, no Campus de Conceição do Araguaia da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Com o tema "Os ecos das Ciências Sociais na Amazônia: desenvolvimento regional e conflitos sociais", durante a programação serão discutidos assuntos como: desenvolvimento social e econômico na Amazônia; gênero, LGBT, raça, luta de classes e identidades; perspectivas social e econômica para a Amazônia; lutas, memórias e traumas nos conflitos do Araguaia; o novo currículo do curso de ciências sociais entre outros.
O evento visa proporcionar trocas de experiências entre discentes e docentes de diversas áreas de conhecimento e de quaisquer instituições do ensino superior. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento.
Realizado pelo Grupo de Estudos em Ciências Sociais (Gepes) da Uepa em parceria com a Coordenação do Curso de Ciências Sociais da Universidade, o IV Seminário do Curso de Ciências Sociais conta com o apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Serviço:
IV Seminário do Curso de Ciências Sociais
Data: De 25 a 28 de setembro
Local: Campus de Conceição do Araguaia da Uepa. Endereço: Avenida Rio Araguaia, s/n - Vila Cruzeiro.
Mais informações: https://ivseminariocienciassociaisuepa.blogspot.com/
Texto: Helaine Cavalcante
Foto: Mácio Ferreira