Projeto Sinalário e Ação Social celebram a acessibilidade na Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 25/09/2018 - 19:02

Amanhã 26, é o Dia Nacional do Surdo e da Luta pela Inclusão. O mês, como um todo, é considerado período de conscientização, portanto conhecido pela comunidade surda como Setembro Azul. Para promover a data, os cursos de Pedagogia Bilíngue e Letras Libras da Universidade do Estado do Pará (Uepa), lançam uma nova iniciativa de acessibilidade: o projeto Sinalário da Uepa, que consiste na sinalização de todas as dependências do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no Campus I, localizado natravessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo com imagens que traduzem em Libras o nome ou função de cada ambiente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além da sinalização da Instituição, o Sinalário, sob a organização da coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, a professora Maria Joaquina Nogueira, também conta com a tradução do cardápio do Restaurante Universitário para o sinais em Libras. Os Os funcionários do RU receberam aulas de capacitação com tutores dos cursos organizadores para possibilitar a comunicação com a comunidade surda.

Por fim, um aplicativo com a sinalização dos produtos do cardápio será disponibilizado para uso tanto de discentes surdos, através da tradução, quanto de
ouvintes, para aprendizagem e aprofundamento da Língua de Sinais.

Em comemoração à data, a Uepa receberá, também amanhã, das 8h às 13h,  uma Ação Social gratuita voltada principalmente para os alunos surdos, e todas as atividades contarão com o auxílio de intérpretes. O evento contará com atividades recreativa, danças,  serviços de maquiagem, corte de cabelo. Haverá também a participação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Minha Casa, Minha, Vida, ARCON - Comissão Gestora de Meia Passagem Intermunicipal e da Associação de Surdos de Belém (Asbel).

Informações:

Lançamento do Projeto Sinalário da Uepa em Libras e Ação Social