Instituto Nacional de Educação de Surdos abre vagas para Pedagogia Bilíngue na Uepa

Enviado por Olivia Varela em Seg, 29/10/2018 - 10:28

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) lançou um Processo Seletivo para ingresso no curso de Pedagogia Bilíngue por transferência externa facultativa para o segundo período letivo de 2018. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi um dos polos universitários em que o curso foi ofertado e recebeu 20 vagas conforme o edital. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro. Cada candidato deve se inscrever de forma presencial na universidade desejada. A inscrição deve ser realizada no Protocolo do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na rua Djalma Dutra, S/N, bairro do Telégrafo, em Belém.

A transferência externa facultativa pode ser realizada por alunos regularmente matriculados (matrícula ativa ou trancada) em alguma Instituição de Ensino Superior (IES) no ano letivo de 2018 em cursos de graduação no Brasil. Pode ser feita também por pessoas graduadas e portadoras de diplomas de nível superior por uma IES também à nível nacional.

Os documentos necessários para a inscrição são: original e cópia de documento de identidade; CPF; declaração de matrícula ativa ou trancada; Histórico Escolar; Programas das disciplinas cursadas com aprovação e as respectivas cargas horárias; Discriminação das disciplinas do curso de origem, por fluxograma ou grade curricular; diploma ou do certificado de conclusão do curso ou da declaração de colação de grau (para casos de solicitação de matrícula de portador de diploma de nível superior); Base legal que regulamenta o curso de origem. Documentos de alunos brasileiros no exterior terão de ser apresentados em originais, autenticados pelo cônsul brasileiro do lugar onde foram expedidos e traduzidos.

No dia 23 de novembro, o resultado preliminar com a lista de classificados para as vagas disponibilizadas será divulgado no site do Ines. Os candidatos poderão entrar com recursos contra a classificação parcial no dia 26 de novembro, presencialmente, junto à IES do polo para a qual está concorrendo. O resultado final, após análise dos recursos, será publicado no dia 30 de novembro no site citado acima, com a lista definitiva de classificados para as vagas disponibilizadas.

A graduação

O curso de Pedagogia Bilíngue começou esse ano na Uepa e funciona na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Atualmente, a graduação tem 13 polos pelo Brasil, e na Uepa apresenta 22 alunos surdos e oito ouvintes, e dois tutores surdos e onze ouvintes.

Para os moldes das graduações atuais, o curso é inovador, e potencializa o processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos e ouvintes. Esse novo modelo de educação contempla as pessoas com necessidades especiais.

Texto: Olivia Varela/ Ascom Uepa
Foto: Flora Soutello/ Ascom Uepa