Mulher é tema da VI Semana do Músico

Enviado por Olivia Varela em Qua, 14/11/2018 - 15:35

O Projeto Semana do Músico chega em sua sexta edição e traz o tema “A contribuição da mulher para cultura a musical”. A programação contará com a participação da pós-doutora Cristina Wolffenbüttel para palestrar sobre O papel da mulher na cultura musical brasileira, além disso, terá também oficinas musicais, apresentações, palestras e recitais. O Projeto ocorrerá do dia 20 e 23 de novembro no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas  online até o dia 14 de novembro.

O objetivo do evento é apresentar à comunidade de Belém a produção científica e cultural dos discentes e docentes do Curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa e aprimorar a discussão sobre a relevância social da mulher.

Segundo a Coordenadora do curso Eliana Cutrim, a temática escolhida para a Semana do Músico tem a função de representar e ouvir mulheres. “A mulher está atualmente sendo projetada na vida artística e musical pela evolução da sociedade. Por isso buscamos esse tema instigante e atual, para mostrar a sua importância na música e no mundo”, afirmou Cutrim.

O Projeto Semana do Música iniciou-se em 2013 e segue ocorrendo anualmente sempre na última semana do mês de novembro, para homenagear o Dia Nacional do Músico que é comemorado dia 22 de novembro. Este ano, a Semana oferecerá oficinas lúdicas e musicais no CCSE e apresentações artísticas  na Estação das Docas e no Theatro da Paz, além de apresentações também na Uepa, todas gratuitas.

O evento é uma realização de projetos de extensão do Curso de Licenciatura Plena em Música da Uepa e apresenta parcerias da Academia Paraense de Música, Pará 2000, Fundação de Amparo aos Servidores da Universidade do Estado do Pará (Fasuepa) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Show beneficente - A Banda da Uepa fará a abertura da Semana do Músico no próximo dia 20 de novembro com um show no Theatro da Paz, a partir das 20h.

O repertório é de canções que vão desde o estilo jazzístico, passando pela música popular brasileira e regional. Com 10 anos de história, a banda é um projeto de extensão da Uepa e possui 35 instrumentistas de sopro, cordas, percussão, elétrico e vozes.

Além da relevância cultural para a sociedade, o projeto possui no seu plano pedagógico disciplinas como: Prática de Banda (I e II) e Prática em Conjunto (I e II).

A banda é regida pelo maestro titular Anielson Ferreira e já realizou diversas apresentações pelo Estado, levando a música instrumental na forma de recitais e concertos didáticos aos municípios de Ponta de Pedras e Igarapé-Miri. Na capital, já se apresentou no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Theatro Maria Sylvia Nunes, Theatro Margarida Schwasappa e, na orla da Estação das Docas.

Interessados em conferir o show devem adquirir o ingresso previamente levando um quilo de alimento não perecível na coordenação do curso de graduação em música da Uepa ou na Pró-Reitoria de Extensão, a partir do dia 13 de novembro.

Serviços:

VI Projeto Semana do Músico