II Sarau Afro abordará a vivência do negro na academia

Enviado por Olivia Varela em Seg, 12/11/2018 - 19:28

No mês em que celebra o dia da Consciência Negra, o Centro Acadêmico de Letras Eneida de Moraes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará o II Sarau Afro com a temática “Da violência à resistência: A vivência do negro na academia”. O evento é aberto ao público geral e ocorrerá no dia 14 de novembro, das 8h às 18h no Auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou presencialmente na entrada do Auditório.

 

O Sarau Afro passou a existir para dar visibilidade ao protagonismo da população negra dentro da Universidade e da sociedade. Temas como racismo, política e inclusão social serão pautados dentro da programação a partir da explanação de convidados negros. “Queremos promover, principalmente por conta do atual cenário político, debates sobre o tema étnico-racial que é tão importante de se falar dentro da academia”, afirmou o organizador do evento e aluno de licenciatura em Letras, Rodrigo Souza.

 

Este ano, o Sarau vem em sua segunda edição abordando a vivência do negro na academia desde a infância até a vida adulta. Um dos objetivos da abordagem é combater o preconceito racial e empoderar a negritude. “Esperamos trazer para os discentes e pessoas de fora da Uepa para dentro desse diálogo, queremos conversar sobre isso de um jeito informal e político e buscar caminhos para combater o racismo.” contou o organizador.

 

A abertura da programação contará com uma atividade lúdica voltada para o público infantil para falar sobre a importância da atividade negra no cinema. “Percebemos que desde cedo as crianças já sentem o racismo, umas se acham inferiores na sociedade por características como o cabelo, a cor da pele, os traços da população negra”, explicou Rodrigo. O método utilizado para inspirar a criatividade das crianças será o desenho, pintura e colagem de personagens negros com a intenção de provocar uma autoaceitação desde a infância.

 

No decorrer do Sarau haverá mesas, grupos de trabalho e oficinas apresentando diversas abordagens sobre o tema central. Para encerrar a programação, a banda Matricaria e a rapper Nicole Dias farão um show no Hall de Convivência do CCSE, a partir das 17h. No encerramento haverá também venda de roupas e acessórios de marcas convidadas.

 

Serviço:

 

II Sarau Afro

 

Data: 14/11/2018

Horário: 08h - 18h

Local: Auditório Paulo Freire - CCSE

Endereço: Tv. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo

Mais informações: (91) 98321-2550 - Rodrigo Souza

 

Texto: Olivia Varela

Foto: Nailana Thiely