Concerto no Theatro da Paz abriu VI Semana do Músico

Enviado por Dayane Baía em Qua, 21/11/2018 - 10:54

Uma noite para marcar a história do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa). No palco do Theatro da Paz, alunos, professores e egressos participantes do coral Madrigal e da Banda da Uepa encantaram o público durante a abertura da VI Semana do Músico, ontem, 20 de novembro, em Belém. Canções eruditas e populares conhecidas internacional, nacional e regionalmente receberam arranjos exclusivos e foram acompanhadas por dançarinos.

Sob a regência da Prof. Dra. Ana Maria Souza, o coral Madrigal abriu as apresentações. Composto por 24 vozes distribuídas em sopranos, contraltos, tenores e barítonos, o grupo entoou as músicas “Maria, Maria”; “Rosa dos Ventos”; e “Anunciação”, acompanhado pela pianista Franciellen Monteiro.

Dando prosseguimento ao cerimonial, a coordenadora da graduação, Eliana Cutrin fez um discurso. “Agradecemos aos parceiros e à incansável equipe de alunos, docentes e técnicos pelo empenho para a concretização do projeto Semana do Músico, que ocorre desde 2013 em novembro, mês que se celebra a profissão”, declarou.

Durante o evento foi anunciado o DVD da Banda de Música da Uepa, em comemoração aos 25 anos da instituição, festejado em 2018. O reitor Rubens Cardoso relembrou a história de crescimento da Universidade. “A Uepa tem uma trajetória de serviços prestados à sociedade paraense, que já delonga o tempo necessário para a reflexão do seu papel, aquilo que ela faz na formação de capital humano para a região. É necessário compreender o desafio da expansão de cerca de 32 graduações ofertados para 17 mil alunos. O curso de Música, por exemplo, é ofertado em Belém, Santarém, Vigia de Nazaré e já formou turmas em Marabá”, afirmou.

O maestro Anielson Ferreira apresentou a banda. “É uma noite muito importante, que demonstra o empenho de ensaios de pelo menos duas vezes por semana. Trouxemos músicas que fazem parte do nosso cotidiano, que ouvimos durante o dia, a caminho do trabalho, por exemplo”, explicou.

A Banda da Uepa é um projeto de extensão que busca desenvolver a performance dos músicos, bem como levar ao público apresentações de um repertório diversificado de gêneros como carimbó, pop e MPB. O grupo é composto de 36 músicos que tocam instrumentos de sopro, como flautas, clarinetes, clarone, saxofones, trompetes, trombones, tuba; cordas, como guitarras, violão, contrabaixo; percussão e bateria; além de piano e voz.

O público presente vibrava com as viradas. Liz Sandra Andrade foi a convite de uma das componentes e não disfarçada a emoção de pisar pela primeira vez no Theatro da Paz.  “Ele é muito lindo. Fiquei apaixonada pelo teto, que coisa mais linda. Eu vim porque aprecio muito música e trouxe minha família. Gostei muito da apresentação”, elogiou.

Para ver as fotos do evento, acesse o Flickr da Uepa. E saber mais sobre a programação da VI Semana do Músico, clique aqui.

Texto: Dayane Baía

Fotos: Nailana Thiely