XIII Executive valoriza a cultura paraense

Enviado por Olivia Varela em Sex, 07/12/2018 - 18:42

Com o tema Interculturalidade: as faces inovadoras do profissional paraense, o XIII Executive demonstrou que a cultura do norte tem o poder de influência nacional e valorizou a produção local através da participação no evento de empresas e profissionais representantes do estado do Pará. O Executive ocorreu nos dias 6 e 7 de dezembro no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e contou com a presença do cantor Afonso Cappelo, finalista do programa The Voice para encerrar a programação do primeiro dia com chave de ouro.

O Executive surgiu de um projeto da turma de bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue da Uepa em 2003. Desde então, o evento se fortalece e busca sempre a inovação, mesclando áreas como marketing e recursos humanos com a vivência do secretariado. Nesta edição, o objetivo foi mostrar o quão importante é ao profissional paraense estar apto a desenvolver habilidades que tenham ligação com inovação e culturas diversas. “A nossa graduação tem um direcionamento para fora do Pará, e conseguimos usar nossos traços regionais e o jeito paraense para externalizar a nossa cultura. Quando falamos da Interculturalidade é sobre o impacto que a nossa cultura tem em outras”, explica o coordenador de marketing do evento, Wheeler Wallace.

A programação contou com a diversidade e a irreverência através de palestras, mesas redondas, atrações musicais e sorteios, além da descontração e objetividade da equipe do segundo ano do curso de Secretariado, responsável pela organização do evento através da disciplina Relações públicas, cerimonial e etiqueta. A Fernanda Rosal, coordenadora geral, conta que apesar de ser um desafio, o exercício é recompensador. “Organizar o evento é uma nova experiência pois o Executive é algo maior. É muito gratificante porque nós aprendemos o conteúdo em sala e podemos colocar em prática no evento, por isso é bom ter esse aprendizado, conhecer pessoas diferentes e ver o nosso estudo em prática”, afirmou.

Na abertura do evento o tema foi Interculturalidade e economia criativa, que teve a palestra da Luana Couto, empreendedora e fundadora da Rede Ovelha Negra e da consultoria de gênero Tenda Vermelha. Em sua fala, Luana explicou sobre sua vivência em criar uma empresa de consultoria que trabalha a sensibilidade e a criatividade através da produção e a da comunicação em busca de quebra de estereótipos e da descoberta do “eu”.

Ainda no primeiro dia de evento, houve um debate sobre Inovação com marcas e empresas que divulgam a cultura paraense através de seus produtos, como a cachaça de jambu, através da marca Meu Garoto. A noite foi finalizada com a apresentação do cantor Afonso Cappelo, finalista do programa The Voice.

No segundo dia de evento ocorreu uma palestra com o executivo Erich Imbiriba sobre Comércio exterior: como negociar no ramo internacional e com a empresa Solus Tecnologia sobre A importância da tecnologia para a inovação. Em seguida houve a mesa redonda Os vários ramos da produção paraense e o encerramento ficou por conta da Banda da Uepa.

“Com o evento aprendi a trabalhar em equipe. Somos no total 37 alunos e todos tem que trabalhar juntos. Aprendi também a estabelecer conexões e contatos com vários tipo de profissionais”, explicou a coordenadora do geral do evento. "Acho que nossa cultura é muito ampla e finalmente estamos conseguindo levar ela pra fora. Antigamente as empresas tentavam se adequar a um mercado já existente, e hoje a busca é a inovação e divulgação do que é do nosso estado”, complementou.

O coordenador do curso, Marcelo Correia, enfatiza que a preparação dos alunos através de momentos como o Executive os torna mais preparados para o mercado de trabalho. “Organizamos eventos como uma forma pedagógica pois conseguimos fazer na prática o que estudamos na teoria. Utilizamos conceitos como matemática financeira, psicologia e relacionamento interpessoal, por isso nossos eventos são o maior laboratório que temos”, explicou.

Para conferir as foto do XIII Executive, clique aqui.

Texto: Olivia Varela/ Ascom Uepa

Foto: Marcelo Sarmento/ Ascom Uepa