Aluno da Uepa realiza projeto direcionado a saúde da mulher trans

Enviado por Letícia Aleixo em Ter, 15/01/2019 - 16:36
O aluno Welliton Souza é estudante de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e idealizador do projeto Fisioterapia na saúde da mulher transexual, que consiste em oferecer atendimento gratuito a mulheres transexuais que realizaram a cirurgia de transgenitalização. 
 
O intuito é tratar disfunções sexuais e/ou ginecológicas que a mulher transexual pode desenvolver após a cirurgia. “Os desconfortos mais comuns são incontinência urinária e dor durante a relação sexual”, disse Welliton. Será feita uma avaliação com vários questionários para as pacientes, que serão acompanhadas periodicamente para verificar se houve melhora no quadro. 
 
O projeto faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno. Todos os atendimentos serão acompanhados pela orientadora Erica Carneiro. “Vou estar junto em todas as etapas. Acredito que esse projeto é muito importante, pois essas mulheres precisam de um acompanhamento pós-cirúrgico, porém, ainda há poucos estudos na área”, explicou. 
 
Welliton contou que a idéia surgiu no quarto ano do curso, quando ele teve a disciplina Saúde da Mulher e se questionou quem cuidava da saúde das mulheres trans. “Meu projeto é justamente para buscar melhorar a qualidade de vida para esse público. Eu vejo que a saúde precisa ser um pouco mais integrativa”, disse o aluno.
 
Os atendimentos serão feitos no laboratório do campus Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, localizado na travessa Perebebuí, nº 2623, bairro do Marco. O agendamento é realizado diretamente com o Welliton pelo contato (91) 99351-9892 ou acessando o instagram do projeto aqui.
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely