Minicurso de preparação para o Enem integra Semana no CCNT

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 30/06/2015 - 00:00

Doze minicursos e duas oficinas compõem a programação da atividade promovida pelo Mestrado em Ciências Ambientais, que segue até o dia 3 de julho.

A l Semana de Integração do curso de Pós-graduação em Ciências Ambientas (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) teve início na última segunda-feira (29), com minicursos e oficinas oferecidas gratuitamente à população, mediante inscrição prévia.

Neste primeiro dia, umas das atividades voltadas para os alunos do ensino médio foi o minicurso Química Ambiental para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso promoveu atividades e discussões sobre temas presentes na matriz do Enem, entre eles, a geração de energia a partir de combustíveis fósseis, aquecimento global, efeito estufa e fontes renováveis de energia.

O ministrante, professor Jeferson Stiver Oliveira de Castro, explica a importância de serem ofertadas preparações para alunos que ainda estão no ensino médio. “É importante no sentido de integrar os alunos da educação básica à academia. Uma iniciativa como essa incentiva os alunos que objetivam ingressar em uma universidade, além de prepará-los”.

A aluna da pós-graduação e uma das organizadoras da Semana, Thamiris das Graças Pereira, 24 anos, diz que “a ideia de um minicurso para os estudantes que ainda estão no ensino médio é boa por possibilitar que eles conheçam a Universidade, que acaba sendo um ambiente muito fechado”.

Nesta terça-feira (30) serão ofertados minicursos com diversas temáticas, entre elas: conhecimento tradicional e etnobotânica: metodologias e estudos; legislação ambiental; introdução à cartografia prática e propostas metodológicas para o ensino de ciências ambientais.

A l Semana de Integração ocorre, até o dia 3 de junho, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) localizado na travessa Enéas Pinheiro, nº 2626, entre avenida João Paulo II e Perimetral.

Texto e foto: Alberto Dergan/Ascom-Uepa
Edição: Ize Sena