Fabio do Amaral Jr recebe medalha de primeiro lugar no Prosel 2019

Enviado por Daniel Leite em Qua, 13/02/2019 - 11:22

O estudante Fabio do Amaral Jr, 19 anos, calouro do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) com uma pontuação de 910 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocupou a primeira colocação no Prosel UEPA 2019 e recebeu do reitor Rubens Cardoso e da Pró-reitora de Graduação Ana da Conceição, a medalha Fernando Guilhon.

 

Durante a reunião mensal do Conselho Universitário (Consun), na manhã de hoje, 13 de fevereiro, aconteceu a cerimônia de premiação do estudante que estava acompanhado da sua família. O reitor felicitou a conquista do estudante fazendo referência a importância da família nesse processo."Essa vitória é uma conquista coletiva, do aluno e da famíla, portanto, é com muita alegria para a Uepa a entrega dessa honraria com a finalidade de reconhecer e marcar na história os estudantes que se dedicaram a alcançar uma vaga no ensino superior" comentou ao entregar a comenda.

 

Rubens Cardoso destacou que a honraria Fernando Guilhon funciona como um estímulo para os estudantes de todo o Estado do Pará. "Que essa premiação seja mais do que um reconhecimento, mas sim uma alavanca na s caminhada profissional" pronunciou o reitor.

 

A honraria entregue a Fabio do Amaral Jr foi resultado de uma dedicação que foi motivada pelo comprimisso com a sociedade paraense. "É muita honra ganhar esse prêmio de tamanha grandiosidade e representa muito além do meu esforço que está só iniciando e de um benefício pessoal, pois reforça o meu compromisso com o Estado, pois é o começo da minha caminhada em busca do progresso do Pará" explicitou o estudante entre sorrisos e abraços de seus familiares.

 

O premiado dessa manhã foi aprovado, também, em outras universidades em função do apoio de sua família que o acompanhou de perto durante esse processo que culminou no resultado de sua aprovação no vestibular de 2019. Para a mãe de Fabio, Aurea Leite é uma honra fazer parte desse trajeto na vida do filho."Esse momento é de muita alegria e muito gratificante, porque ser mãe é aquele processo de estar todo tempo ao lado do filho" como comentou emocionada, a mãe do premiado.

 

Para homenagear o estudante que tivesse a primeira colocação no Prosel da UEPA foi criada a premiação Fernando Guilhon por meio da lei estadual número 5.704, 13 de dezembro de 1991 pelo, na época, então deputado Nelson Chaves com o objetivo de, além de reconhecer o estudante melhor classificado no listão e, também, homenagear a dedicação com que conduziu o Estado do Pará o ex-governador Fernando Guilhon.

 

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) acredita que a entrega da honraria Fernando Guilhon funciona como um recurso que foi criado para estimular a comunidade estudantil durante o difícil processo seletivo do vestibular do Estado do Pará com o intuito de reconhecer aquele aluno que se dedicou durante a sua preparação para o ingresso no curso superior.

 

Texto: Daniel Leite

Foto: Nailana Thiely