Ouvidoria da Uepa participa de qualificação em saúde pública

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 14/07/2015 - 00:00

Rede de Escolas realiza Oficina de Trabalho sobre estrutura de governança do Curso de Auditorias e Ouvidorias do SUS envolvendo a Região Norte e Centro Oeste

 
A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) realizou, entre os dias 7 e 8 de julho, em Brasília (DF), uma Oficina de Trabalho com coordenadores e secretários executivos das regiões Norte e Centro Oeste, envolvendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e o Distrito Federal.
 
O objetivo do Curso é contribuir para a qualificação do Sistema Nacional de Auditoria e do Sistema Nacional de Ouvidoria do SUS, com vistas ao fortalecimento destas áreas estratégicas para a consolidação do Sistema Único de Saúde.
 
A iniciativa é uma parceria entre a RedEscola, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Departamento Geral de Ouvidoria do SUS (Doges) e o DenaSUS, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS).
 
A oficina teve como propósito apresentar a estrutura de governança do Curso e esclarecer dúvidas acerca do seu funcionamento, bem como as rotinas administrativas e de gerenciamento das atividades que se desenvolverão nas Escolas da Rede de forma descentralizada.
 
O primeiro dia foi dedicado a uma breve abertura com exposição sobre o que é a Rede de Escolas e de como surgiu a parceria para a implementação do Curso. Em seguida, foi realizada uma apresentação geral do Curso e destacado o papel dos atores envolvidos no processo.
 
No segundo dia, a estrutura de governança foi apresentada de forma mais detalhada e as atividades administrativas e gerenciais foram esmiuçadas com maior intensidade para que todos os presentes pudessem esclarecer as dúvidas acerca das rotinas a serem desenvolvidas ao longo do período de dedicação ao Curso.
 
Para o coordenador técnico do Curso, Francisco Salazar, os coordenadores estaduais e secretários executivos tem, a partir dos instrumentos e orientações repassadas durante a oficina, plenas condições de realizar o Curso de forma descentralizada. “Estamos descentralizando o Curso, entregando a vocês o processo, com o apoio irrestrito da Coordenação Nacional”.
 
De acordo com a coordenadora estadual do Acre, Andréia Andrade, a oficina estava bem estruturada. “Eu percebi uma melhor organização em relação às minhas experiências anteriores, porque tudo foi mais estruturado para o nosso trabalho da prática do dia a dia”.
 
Para a coordenadora estadual de Goiás, Alessandra Rodrigues, a padronização dos instrumentos oferece tranquilidade ao trabalho “Esse cuidado que a Coordenação Nacional teve ao nos reunir e balizar o nosso conhecimento, com instrumentos muito bem padronizados e muito bem explicados pelos dois colegas que nos receberam aqui, nos dá tranquilidade para começar a trabalhar”.
 
Conforme a secretária executiva de Roraima, Dalila Marques, a participação da secretária executiva foi fundamental. “Avalio de forma positiva a oficina e também o cuidado que a Coordenação Nacional teve ao trazer a secretária executiva, fruto de uma avaliação da primeira oferta, que julgou importante a participação da equipe responsável pela condução do processo no estado”.
 
O Curso é realizado na modalidade presencial e a meta é envolver um total de 1080 alunos (40 participantes por Estado - 20 para Auditoria e 20 para Ouvidoria).  O processo ocorre nos 26 Estados e no Distrito Federal. Em 2014, oito Estados já participaram. Outros 18 e o DF estão previstos para 2015.
 
Texto e foto: Alex Bicca