Primeira mostra cultural amazônica em Conceição do Araguaia

Enviado por Daniel Leite em Sáb, 16/03/2019 - 12:16

O Pará é repleto de riquezas culturais, na gastronomia, na dança, no turismo, nos hábitos e em diversas tradições. Para divulgar as riquezas amazônicas, o curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza no dia 19 de março, a primeira mostra cultural Amazônica, às 19h, no campus de Conceição do Araguaia, localizado na Avenida Rio Araguaia, s/n, no bairro da Vila Cruzeiro.

O objetivo é apresentar as dinâmicas regionais relacionadas à diversidade cultural da Amazônia, através da exposição sobre as atividades econômicas desenvolvidas na região, utilizando o folclore, a dança, a música e a culinária, a fim de promover a reflexão sobre a construção de uma identidade amazônica.

A abertura do evento tem por finalidade esclarecer que a mostra cultural, surgiu a partir da reflexão da importância de enaltecer a Amazônia, através de um conteúdo educacional e artístico. Os alunos, também, devem desenvolver o conhecimento que foi adquirido dentro da sala de aula, realizando uma exposição sobre a influência das atividades econômicas na Amazônia brasileira. Logo após, terá as apresentações de teatro e dança que serão para interpretar os folclores e os símbolos de identidades culturais que são tradições. Da mesma forma, terá uma exposição da culinária da amazônia.

O evento é aberto ao público e será disponibilizado certificado com carga horário de 4 horas para quem assinar a lista de frequência.

CRONOGRAMA DO EVENTO

19h - Abertura do evento e Apresentação sobre a proposta do evento

19h10 - Exposição Oral e Exposição oral com os acadêmicos do curso de licenciatura em geografia

19h30 - Teatro - Dramatização da lenda da Matinta Pereira e a lenda da Iara