Semana do Calouro do CCSE realizará Trote Solidário

Enviado por Olivia Varela em Ter, 26/03/2019 - 17:58

Para muitas pessoas o sonho de uma vida nova começa começa com o ingresso em uma universidade pública. Tradicionalmente os calouros são recebidos por seus veteranos com brincadeiras e festas para prestigiar a conquista dos novos alunos, mas esse ano a Universidade do Estado do Pará (Uepa) inovou com a criação de um Trote Solidário com o objetivo de ajudar  instituições de caridade de Belém.

No dia 29 de março, a partir das 8h, os participantes da Semana do Calouro do Centro de Ciências Sociais (CCSE) realizarão ações sociais no Abrigo São Vicente de Paulo, que atende atualmente 30 idosas, na Unidade Pedagógica Municipal São José, que acompanha 100 crianças de 4 a 5 anos, e na Unidade Técnica Prof. Astério de Campos, que possui 218 alunos matriculados.

A iniciativa foi inspirada na criação de novas tradições para os 876 novos alunos que o CCSE receberá este ano. Na ocasião, serão doados produtos de limpeza, livros infantis e infanto juvenis, materiais de primeiros socorros, escolares e de expediente arrecadados pelos próprios calouros. “Objetivamos promover a integração dos alunos e incentivá-los a participarem de atividades de cunho social dentro e fora da Universidade”, afirmou pedagoga e organizadora do evento, Damásia do Nascimento.

O Trote Solidário ressignificará as boas vindas da Uepa para os alunos, criando neles uma boa lembrança dos seus primeiros passos na Universidade. “Essa é uma maneira que encontramos de estimular o senso de pertencimento dos nossos alunos. É uma forma de iniciar sua interação com a comunidade e com a comunidade acadêmica, priorizando a formação cidadã e percepção de que eles são, a partir de agora, atores importantes na construção de uma sociedade mais equânime”, resumiu o diretor do CCSE, Anderson Maia.

Serviço:

Trote Solidário da Uepa

Locais:

- Abrigo São Vicente de Paulo: Tv. Mauriti, 1061 - Pedreira

Unidade Pedagógica Municipal São José: Av. Pedro Álvares Cabral, Pass. São José - Sacramenta

- Unidade Técnica Prof. Astério de Campos: Av. Alm. Barroso, 2226 - Souza

Texto: Olivia Varela