O Seminário de Práticas Educativas no Ensino de Matemática do Baixo Tocantins: Prática docentes e o uso de materiais diferenciados do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Moju, ocorrerá nos dias 2 e 3 de abril.
O evento será realizado no campus XIV da Instituição, localizado na Avenida das Palmeiras, nº 485 – Aviação. O horário será de 8h às 15h30, no primeiro dia e de 8 às 17h30, no segundo dia. A programação contará com palestras e oficinas voltadas para as práticas educacionais.
As inscrições podem ser realizadas na hora do evento ou previamente pelo link http://gg.gg/seminariopraticas. A taxa de inscrição é de R$ 5 e terá carga horária de 20h.
O objetivo do Seminário é contribuir para o enriquecimento das discussões envolvendo a formação inicial e continuada dos docente para o ensino fundamental e médio, oferecendo um ambiente que proporcione o desenvolvimento de novos conhecimentos de práticas de ensino de matemática dentro da Universidade.
Na oportunidade será lançado o Laboratório de Ensino em Matemática – Baixo Tocantins (LEMA), que tem por intuito oferecer a oportunidade dos alunos da graduação de Licenciatura em Matemática terem prática na área de atuação do ensino da matemática, pois é com participação do licenciando em ambiente de pesquisa que poderá se promover alguma mudança de valor nesta área.
O LEMA será um espaço que os alunos poderão participar de forma voluntária para buscar novas alternativas para o aperfeiçoamento do curso de matemática, bem como a atuação dos profissionais na área. Além disso, promover discussão e desenvolvimento de novos conhecimentos de práticas de ensino, contribuindo para o avanço local e regional na área da educação promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas na Uepa.
O Laboratório terá como público alvo docentes da rede pública de ensino e alunos do ensino fundamental e médio. Somado a isso, o LEMA é uma excelente ferramenta para estreitar a relação da Universidade e escolas públicas locais. As atividades feitas pelos alunos e orientadas pelos coordenadores do projeto serão colocadas em práticas nestes espaços buscando soluções para os problemas encontrados como forma de melhorar a qualidade de ensino.
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiley