Fórum do Parfor discute diretrizes da educação no Pará

Enviado por Daniel Leite em Ter, 30/04/2019 - 11:53
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) sediou nesta terça-feira, 30 de abril, o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará (Forprof/PA), promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento contou com participação de secretários municipais de Educação, coordenadores locais e membros de associações de professores, além de instituições de ensino superior que executam o Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no Pará.

A partir das deliberações da 94ª Reunião do Forprof/PA e da 3ª Reunião Anual de 2019, a secretária de Estado de Educação, Leila Freire, convidou os membros para debater questionamentos sobre o avanço da formação de professores para o ensino básico e fundamental em todo território do estado e assim definir diretrizes para a consolidação de um programa de educação continuada para a atualização dos professores. “O objetivo do Forprof é pensar e discutir a formação de professores do Pará, portanto, funciona como um encontro para discutir possibilidades de fortalecimento da educação no nosso Estado”, comentou o coordenador geral do Parfor da Uepa, Antonio Sergio Carvalho.

O Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é desenvolvido em inúmeros municípios das diferentes regiões paraenses. No evento de hoje, houve a participação de representantes das cidades de Cametá, Muaná, Capitão Poço, Augusto Correa, Bujarú, Ulianópolis, Santarém e Marabá.

A Uepa realiza as atividades do Parfor em lugares onde há, e também não há, campus da instituição. Isso é possível por meio de parcerias que tem sido estabelecidas com as secretarias municipais de educação e outras instituições, entre elas, a Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajá (AMAM), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica à Docência (PIBID), e as Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Federal do Pará (UFPA), Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

“Faz parte da vida de uma Universidade como a Uepa se adaptar ao cenário contemporâneo, portanto, é necessário pensar procedimentos para a melhor formação de professores para acolher a demanda da educação do Estado do Pará, pois essa conjugação de esforços para conseguir convergir as três esferas - municipal, estadual e federal - em função do ensino que está sempre em constante transformação, é fundamental para que possamos alcançar as demandas da educação do futuro”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

A programação do Fórum contou com uma mesa de abertura composta pelo reitor da Uepa Rubens Cardoso; pelo vice-reitor, Clay Chagas; prefeito de Muaná e presidente da AMAM, Murilo Guimarães; secretário de Educação de Ulianópolis, Avelino Gomes; e pela representante da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), Ana Rosa Brito. O evento seguiu com debates sobre PIBID: relato de professores supervisores (Uepa e UFRA), Avaliação do Parfor pela ótica dos Secretários Municipais de Educação e Residência Pedagógica: relato dos professores preceptores. Com essas temáticas, o Fórum propõe um feedback entre os envolvidos com a educação do Estado do Pará com a intenção de olhar para desafios e possíveis atuações que estão gerando resultados práticos.

“O Parfor me desenferrujou como profissional porque pude atualizar meus saberes, principalmente, com relação a informática, além do estímulo para dar continuidade aos meus estudos, pois entrei no mestrado após o contato com o Parfor. Hoje, como egresso, ainda permaneço procurando metodologias e conhecimentos para melhorar minha atuação docente”, ponderou a professora do ensino básico, Socorro Braga.

Sobre O Parfor

O Parfor é um programa nacional voltado à formação de nível superior para professores que atuam no ensino básico e fundamental, com vistas a possibilitar uma formação continuada. As aulas são realizadas em período modular e por meio da Uepa são oferecidos os cursos de Ciências da Religião, Ciências Naturais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Letras – Línguas Portuguesa e Inglesa, Licenciatura Intercultural Indígena e Matemática. Os municípios em que o Parfor está presente pela Uepa são: Acará, Anajás, Barcarena, Breves, Cametá, Capitão Poço, Castanhal, Conceição do Araguaia, Igarapé-Açu, Melgaço, Moju, Oriximiná, Paragominas, Redenção, Salvaterra, Santarém, Santarém, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Tucuruí e Vigia.

Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely