O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, reuniu na manhã desta quinta-feira, 2, com o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Miguel Fortunato, para discutir possíveis ações socioeducativas, que poderão ser desenvolvidas pela Uepa junto aos jovens presentes na Fundação.
“É um alinhamento das nossas possibilidades de poder trabalhar num programa em conjunto, que possa oferecer um processo de formação com os jovens que estão abrigados pela Fasepa”, explicou o reitor.
O processo de negociação está em fase inicial, mas um processo tramita na Procuradoria Jurídica (Projur) da Universidade, a fim de firmar essa parceria em bases legais. “Há um programa que a Fasepa desenvolve, mas nós podemos estar juntos até para melhorar não só as habilidades cognitivas desses jovens mas, sobretudo, as habilidades afetivas”, afirmou Cardoso.
Segundo o reitor, a ideia seria começar por um programa mais básico envolvendo música e esportes. A proposta é desenvolver o jovem de maneira a reintegrá-lo na sociedade. “Muitas vezes encontramos programas voltados para habilidades psicomotoras, mas que esquecem das questões emocionais que envolvem esse jovem. É preciso ressocializá-los, dando novas habilidades e competência a eles”, ressaltou o reitor.
Fasepa
É uma fundação governamental criada em 1967, com sede em Belém, para efetuar o atendimento socioeducativo de adolescentes (faixa etária de 12 a 18 anos) em conflito com a lei e familiares, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely