O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (H1N1) ocorre nesse sábado, 4 de maio, das 8h às 17h, por todo o país. Seguindo a movimentação que ocorre pelo território nacional desde o dia 10 de abril, quando começou a campanha, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) mobilizou a população com uma programação no Centro de Saúde Escola da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado no bairro do Marco, em Belém. O evento contou com as presenças do secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, e do Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.
A ocasião é uma forma de estimular as pessoas a comparecerem às Unidades de Saúde, e de facilitar o acesso da população que não dispõe de tempo para ir aos postos durante a semana. “É um dia em que fazemos uma força tarefa das 8h até às 17h e que serve para favorecer os indivíduos que não podem comparecer a vacinação durante os dias úteis, com objetivo de tentar vacinar o máximo possível de pessoas”, ponderou a enfermeira da equipe, Josiane Oliveira.
A Sespa orienta que poderão se vacinar os que pertencem aos grupos prioritários. São eles: crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos, pessoas acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, além de profissionais das forças de segurança e salvamento como policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, grávidas em qualquer período gestacional, mulheres até 45 dias após o parto, povos indígenas, e pessoas de qualquer idade com doenças crônicas como diabetes e outras condições clínicas especiais.
”Você que é pai e mãe não deixe de levar seu filho hoje ou até o final de maio, dia 31, a uma unidade de vacinação para dar a vacina contra a Gripe e aproveitar o momento para fazer a atualização de outras que estão a disposição para a população”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame
A meta paraense é alcançar 90% e até o momento cerca de 13% da população tomou a vacina contra a gripe. “Temos que lembrar que esta é uma medida preventiva para proteger a população, portanto, cada cidadã e cidadão das famílias paraenses precisão procurar as Unidades de Saúde para que possam se imunizar contra o H1N1. Nós estamos com estruturas físicas e móveis com mais de 21 mil funcionários envolvidos e lembrando que estamos atendendo não apenas as cidades mas, em parceria com os municípios, as comunidades mais distante ribeirinhas”, comentou o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.
As vacinas estarão disponíveis, no Estado do Pará, em 2.958 Unidades de Saúde fixas, além de 62 volantes fluviais e 758 volantes terrestres com 21.350 profissionais incluindo 5.338 equipes de vacinação.
“Estou aqui em busca da prevenção, ainda quero viver muito, então procurei o posto de saúde mais perto do meu lar e a vacina vai me ajudar à conservar a minha vitalidade. E para evitar um mal maior eu aconselho todos ao meu redor a virem fazer a vacinação contra a gripe”, aconselhou entre sorrisos o senhor de 69 anos, Nilton Araújo.
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely