Especialização em autismo é tema de reunião

Enviado por Letícia Aleixo em Sex, 17/05/2019 - 18:09
Na manhã desta sexta-feira, 17, ocorreu uma reunião no gabinete do reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Rubens Cardoso, para apresentar o funcionamento da Especialização em Transtorno do Espectro Autista. A proposta inicial, e aprovada pelo titular da Universidade, é que o curso ocorra no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa.
 
Esse projeto foi criado e apresentado pela professora da Uepa Scheilla Abbud e pela professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Flávia Marçal. Esse é o segundo passo das professoras para aprovação do projeto, pois elas já apresentaram e tiveram o consentimento do diretor do CCSE, professor Anderson Maia. Essa é a primeira especialização pública em nível estadual no Pará em transtorno do espectro autista. 
 
O Curso de Especialização em “Transtorno do Espectro Autista: intervenções multidisciplinares em contextos intersetoriais” pretende oferecer suporte teórico e prático para capacitar professores, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, entre outros profissionais que atuam com pessoas autistas visando um melhor atendimento a esses pacientes. O objetivo é formar inicialmente 100 profissionais especialistas em autismo. 
 
A professora Scheilla explica que essa Especialização oferta um conhecimento adequado à atenção a esse paciente. “Muitas vezes nós temos a formação até em nível de doutorado, mas não temos o conhecimento específico para atuação com essa pessoa com autismo. Essa especialização atende a uma política pública necessária”, disse a professora. 
 
Na reunião estavam presentes também o procurador jurídico da Uepa, Márcio Pessoa e a representante da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Naiara Barbalho, que integra o Grupo de Trabalho do Projeto Clínica Escola do Autismo.
 
 
 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento