O Ruas Verdes, iniciativa do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) e do Coletivo Jovem de Meio Ambiente - PA (CJ-PA), promoveu nesta sexta-feira, 24 de maio, ações e conversas sobre meio ambiente no entorno do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Telégrafo.
Alunos da Instituição estiveram na travessa Djalma Dutra, chamando atenção para a limpeza e conservação do espaço. Além disso, a programação contou também com oficina de jardinagem, restauração de canteiros em frente ao campus e plantio de mudas e sementes, sem comprometer a circulação das pessoas na calçada.
O Coletivo Jovem de Meio Ambiente tem outros projetos, como o de energia solar, no entanto, o Ruas Verdes foi realizado pela primeira vez nesta sexta-feira. O objetivo é levá-lo para outros locais da cidade. A egressa do curso de Pedagogia da Uepa, Ana Rosa, 22 anos, foi uma das participante da ação. “Nós estamos tentando ressignificar o lugar por meio da conscientização ambiental, da sensibilização e tentando juntar a comunidade ao nosso lado”, destacou.
Além da parceria com o Grupema, o Coletivo Jovem contou com a participação do Projeto Uepa Ambiental, que ajudou os alunos com o planejamento e doações. “Essa iniciativa partiu dos alunos do Coletivo, mas também era um projeto do Uepa Ambiental trabalhar em entorno da Universidade. Nos juntamos a eles através do nosso planejamento e com o nosso incentivo compramos alguns materiais e conseguimos através da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) doações de mudas e substratos para plantio”, contou o coordenador do Projeto Uepa Ambiental, Hyago Sousa.
Os organizadores pretendem tornar a ação permanente, realizando acompanhamento com a comunidade de forma constante para garantir a manutenção do espaço, para preservar o local da poluição e da contaminação ao meio ambiente. A iniciativa do projeto é simples, porém, no final faz toda diferença na comunidade.
Texto: Viviane Nogueira
Foto: Nailana Thiely