Enfermagem promove Jornada de atividades em saúde

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 19/06/2015 - 00:00
O objetivo da Jornada foi mostrar os resultados das ações de enfermagem voltadas para idosos promovidas no mês maio na Casa do Pão da Igreja dos Capuchinhos e no Leres, no campus III

O curso de Enfermagem da Universidade  do Estado do Pará  (Uepa) promoveu a I Jornada de Atividades Integradas em Saúde na manhã desta sexta-feira  (19), na Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB).

O objetivo foi mostrar os resultados das ações de enfermagem voltadas para idosos promovidas no mês maio na Casa do Pão da Igreja dos Capuchinhos e no Laboratório de Exercício Resistido (Leres), no campus III. Foram apresentados dez painéis com os temas das atividades desenvolvidas pelos estudantes do primeiro semestre.

Entre os painéis apresentados esteve o da melhora da mobilidade muscular por meio da dança; o uso da dieta de combinação na reeducação alimentar do idoso; e a importância do estímulo da memória dos idosos por meio de jogos educativos.

A estudante Laryssa Vulcão, que apresentou o painel Lucididade na melhora de doenças neurodegenerativas, conta que o tema do seu trabalho foi desenvolvido a partir de visitas, onde "nós observamos o que tinha e o que estava faltando. Constatamos que faltam mais exercícios cognitivos para estimular a mente e levamos jogos como dominó, baralho e quebra cabeça".

Já o estudante Marcos Risuenho que apresentou A importância no envelhecer saudável  diz que o seu aprendizado se deu "conhecendo os alimentos que estão em nossa rotina e que muitas vezes a gente não tem conhecimento dos benefícios, como a uva que combate o envelhecimento e o tomate que combate o câncer de próstata".

A metodologia aplicada nos trabalhos foi o Arco de Maguerez, que consiste na observação da realidade, identificação dos pontos chave, teorização, hipóteses de solução e a aplicação na realidade. A professora coordenadora das atividades, Kátia Bezerra, afirma que os estudantes conseguiram desenvolver os trabalhos. “Eles sempre procuraram nós, professores, para tirar suas dúvidas e tiveram muito sucesso nas apresentações".

Já o coordenador do Leres, César Santos, ressalta que "ficamos surpresos com a participação e desenvoltura dos estudantes nessas atividades. Todos os idosos aceitaram muito bem as informações passadas por eles, pois são informações que visam melhoria da qualidade de vida".

Ao final foi feita uma premiação com os três melhores trabalhos. Os vencedores foram A ludicidade na melhoria de doenças neurodegenarativas na terceira idade; A importância do estímulo da memória do idoso por meio de jogos educativos e A importância da nutrição no envelhecer saudável que conquistaram 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Texto: Igor Pereira
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa