Estudantes de Design promovem exposição fotográfica

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 19/06/2015 - 00:00
A exposição traz com tema os 400 anos de Belém e é promovida pelos estudantes do 3º período do curso de Design da Universidade
 
Cidade Velha, Campina, Jurunas, Reduto, Pedreira, São Brás e Marco. Esses são os bairros de Belém que fazem parte da exposição fotográfica Memórias Urbanas, aberta ao público até o dia 3 de julho na Materioteca do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A exposição traz com tema os 400 anos de Belém e é promovida pelos estudantes do 3º período do curso de Design da Universidade.
 
A mostra faz parte do Planejamento Docente do curso de Design na disciplina Projeto IV. A professora do curso e da disciplina em que exposição faz parte, Núbia Santos, explica que “após a etapa de seleção dos bairros, os alunos fizeram um breve diagnóstico com o objetivo de identificar necessidades e oportunidades para desenvolver projetos e soluções dentro do conceito de Design Simples”. Os estudantes analisaram soluções em três tópicos: mobilidade urbana, sustentabilidade e hospitalidade.
 
“As fotos mostradas na exposição são resultado da primeira etapa do projeto onde cada equipe foi fazer a imersão no seu bairro, o que nesse caso significa se envolver, sentir a dinâmica do bairro, buscar a história e sutilezas. Dessa pesquisa de campo resultaram as fotos”, conta a professora Núbia Santos. A segunda etapa consiste na apresentação de soluções e intervenções nos bairros visitados pelos estudantes. Esta etapa está prevista para ocorrer no mês de julho.
 
Um detalhe arquitetônico, flagrante de algum hábito ou costume estão inseridos nas fotos. “Fomos para campo, conversamos com as pessoas, pesquisamos o passado e desvendamos algumas necessidades do bairro”, conta estudante Isabella Brito, que fez fotos do bairro do São Brás. A estudante também disse que o aprendizado com a pesquisa foi “enxergar o bairro além do visual, ver o imaterial os hábitos, a cultura”.
 
A exposição Memórias Urbanas está aberta ao público de 8h até às 21h. O CCNT está localizado na travessa Enéas Pinheiro, nº 2626, entre avenida João Paulo II e Perimetral. A entrada é franca.
 
Texto: Igor Pereira
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa