Uepa atende a diretriz do Tribunal de Contas do Estado

Enviado por Letícia Aleixo em Qui, 18/07/2019 - 12:12
 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) já pratica a 11ª diretriz sinalizada no 9º Fórum TCE-PA & Jurisdicionados, que assinala a seguinte questão: Estabelecer procedimentos, instrumentos e ações internas, visando à redução da compra e uso de copos descartáveis e papel, à utilização de energia solar e ao incentivo do uso de lixeiras seletivas, bem como promover contratações públicas sustentáveis com o enfoque na licitação sustentável (Guia Nacional de Licitação Sustentável), com vistas ao alcance dos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 
 
“A Uepa está alinhada aos ODS. Nossa missão institucional da Universidade é produzir e difundir conhecimentos e formar profissionais éticos com responsabilidade social, comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A gente já vem praticando várias ações que se encaixam nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além de ações que tem grande apelo sobre a sustentabilidade dos mais diferentes aspectos”, disse o reitor da Universidade, Rubens Cardoso. 
 
Estas ações ficaram mais evidentes com a implentação do Programa de Gestão Uepa Ambiental, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), institucionalizada em 2018. O Programa incentiva a mudança de hábitos, mas não somente no ambiente de trabalho. Mantido de forma permanente, o Uepa Ambiental agrega os esforços da Instituição pelo ambiente e envolve toda a comunidade acadêmica em prol da preservação de recursos e incentivo das práticas sustentáveis. 
 
Neste ano, o Programa deu início a um Plano de Ação para desenvolver uma agenda ambiental na Universidade. A primeira estratégia foi elaborar um diagnóstico do lixo produzido nos campi da capital, por meio da metodologia quali-quantitativa de resíduos sólidos. Na prática, a equipe do Programa e alunos voluntários do curso de Engenharia Ambiental analisaram a quantidade e o tipo de lixo gerado durante uma semana. 
 
O primeiro campus a participar da ação foi o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), em maio. Lá, foi implantada a coleta seletiva e os resíduos recicláveis gerados puderam ser doados. Com isso, a Universidade pretende desenvolver possibilidades de geração de renda para as comunidades inseridas na coleta e no reaproveitamento do lixo. A Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém- ACCSB recebeu mais de 30 sacos de resíduos recicláveis oriundos do CCNT, contendo papéis, plásticos e garrafas pets.
 
Fórum - o 9º Fórum TCE-PA & Jurisdicionados - Governança e Sustentabilidade ocorreu em junho, com o objetivo de incentivar os servidores e jurisdicionados a debaterem temas da atualidade que estimulem a formação do pensamento crítico. Foram discutidos ideias e práticas voltadas às dimensões ético-normativa, econômica, social e ambiental da sustentabilidade na administração pública. 
 
Além disso, refletiu sobre o papel do controle externo para impulsionar a adesão do valor sustentável, avaliando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constantes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), e que têm orientado as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional brasileira.
 
Texto: Letícia Aleixo, com informações de Daniel Leite
Foto: Nailana Thiely