Professora da Uepa realiza projeto visando promover saúde do trabalhador

Enviado por Letícia Aleixo em Qui, 18/07/2019 - 13:53
O empreendedorismo é um conjunto de avanços tecnológicos e científicos garantidos em intervalos de tempo relativamente curtos. Diante das crises socioeconômicas e mudanças políticas presentes no mundo, as instituições e profissionais procuram por respostas para esses fatores de dificuldades. Com isso, em meados da década de 1990, surge o mecanismo empreendedorismo. 
 
O empreendedorismo conta com duas vertentes de atuação: o empreendedorismo de negócio ou privado e o empreendedorismo social. O primeiro tem como foco a geração de lucro, o segundo tem a missão na geração de um lucro social. 
 
O empreendedorismo social visa a melhoria na qualidade de vida dos indivíduos por meio da utilização de metodologias que possam assegurar a dignidade, a individualidade e a características de cada um. 
 
A professora do curso de enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Regina Cunha, objetivando realizar o empreendedorismo social, criou o Projeto Empreender: promoção da saúde do trabalhador.
 
“O negócio privado tem o foco de gerar renda, mas o nosso visa o lucro do empreendedorismo social. O objetivo está centrado na missão social da promoção da saúde, possibilitando que o acadêmico de enfermagem desenvolva, conheça e vivencie o empreendedorismo social”, explica a professora. 
 
O Projeto surgiu em 2018, aplicando o empreendedorismo social à promoção da saúde de 50 técnicos-administrativos do curso de graduação em enfermagem do campus IV do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa. A ideia é intervir na relação entre o sistema produtivo e a saúde, de forma a garantir a preservação da saúde dos trabalhadores, prevenindo, controlando a saúde do trabalhador. 
 
“Dentro da proposta do projeto político pedagógico da Universidade, nós temos as atividades integradas em saúde, onde cada subgrupo desenvolve um tema a partir de um tema central. O tema do projeto empreendedorismo teve início em 2018, tivemos bons resultados e continuamos, e agora teremos em 2019”, conta Regina. 
 
O ambiente de trabalho é um importante espaço para a aplicação e emancipação dos cuidados e orientações de enfermagem referentes a saúde do trabalhador, uma vez que o trabalho também pode ser fonte de problemas que afetam a saúde. Quando exposto em condições perigosas, jornadas longas, ritmo acelerado ou submetido a pressão por produtividade, entre outras situações, o trabalho pode originar acidentes e doenças. Diante disso, percebe-se a importância do Projeto Empreender: promoção da saúde do trabalhador.
 
O Projeto começou com os alunos realizando uma revisão de literatura, pesquisando em base de dados sobre empreendedorismo, entre 45 a 60 dias. Depois é aplicada as metodologias ativas. “No momento que você faz uma educação em saúde, você utiliza uma metodologia ativa com o objetivo de envolver mais essa pessoa, envolver mais as famílias. Saindo daquele modelo tradicional que eu vou fazer uma palestra sobre o tema promoção da saúde mental ou promoção da saúde do trabalhador”, ressalta a criadora do projeto. 
 
Depois os alunos chegam com cada servidor da Uepa e conversam com eles. A participação dos alunos é voluntária. Realizam uma entrevista sobre noções básicas de saúde, fazem avaliação, verificação de pressão.
 
“Essa é a primeira aproximação, para conhecer e sentir como seria essa receptividade deles. Nós tivemos uma receptividade positiva, e a partir daí que conseguimos dar sequência”, conta a professora. 
 
É realizado com o servidor uma anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença), verificação de dados antropométricos, para possibilitar o cálculo do índice de massa corporal (IMC), verificação de pressão arterial (PA), avaliação do grau de risco do pé diabético de pessoas com diabete. Os dados como IMC e PA são coletados em intervalos de tempo diferenciados e são acompanhados pelos alunos de enfermagem da Uepa.
 
Os dados coletados são registrados em um formulário próprio. Essas atividades são previamente agendada com cada servidor e realizadas no laboratório da Escola de Enfermagem Magalhães Barata do campus IV. 
 
Além disso, é realizado estratégias de aprendizado coletivo com temas diferenciados sobre alimentação saudável, a importância da realização de atividade física, medidas básicas de segurança no trabalho, uso da ergonomia para prevenção de lesões músculo-esqueléticas. É elaborado um cronograma para realização dessas atividades no decorrer de dez meses. 
 
Os resultados esperados para o público-alvo são: aprendizado em relação as medidas de promoção da saúde no mundo do trabalho, motivação para o trabalho, adoção de hábitos saudáveis, prevenção de acidentes no trabalho, diminuição de estresse, entre outros. 
 
Já a repercussão aguardada em relação aos estudantes são: desenvolvimento de projeto de pesquisa sobre temas vinculados ao projeto de extensão, que possam ser utilizados na participação de editais de projetos de iniciação. 
 
Além de beneficiar por meio das atividades desenvolvidas no projeto,  o desenvolvimento dos estudantes nas disciplinas e unidades de aprendizagem de enfermagem e áreas afins, entre outros. 
 
 
Texto: Letícia Aleixo