Novas Diretrizes para as Engenharias são tema de treinamento

Enviado por Ize Sena em Qui, 22/08/2019 - 19:18
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Engenharia é o tema do treinamento que professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participam nesta quarta (21), quinta (22) e sexta-feira (23), no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).

As DCNs foram aprovadas neste ano pelo Ministro da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com o objetivo de tornar os cursos mais dinâmicos e com foco na prática, aliados às novas tecnologias, além de dar aos futuros engenheiros a formação necessária para projetar soluções para problemas reais desde o primeiro ano de graduação.

A última revisão feita no documento foi em 2002. Segundo o novo parecer da comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE), as novas DCNs buscam “atender as demandas futuras por mais e melhores engenheiros”. O modelo deve ser implementado em todas as Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Programação

Na Uepa, o treinamento conta com os workshops Design Curricular por Competência e Metodologias Ativas de Aprendizagem para um Ensino por Competência, ambos ministrados pelo professor PhD em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gil Eduardo Guimarães. O professor, que é coordenador de curso na Universidade de Cruz Alta (Unicruz), participou do processo de elaboração das novas DCNs para engenharias enquanto representante da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), e reforça que a mudança busca flexibilizar os cursos para ter formas de ensino-aprendizagem que se adaptem melhor à sociedade da forma que ela se apresenta hoje. "A principal adaptação é o princípio da Metodologia Ativa, que transforma o aluno em protagonista do processo de aprendizagem, pois estimula a trabalhar o conteúdo com competências seguidas e aplicadas", afirmou.

Entre os principlais pontos da aplicação das diretrizes, destacam-se a flexibilidade curricular, a interdisciplinaridade e a formação por competências.  Além dos workshops, a programação no CCNT inclui palestras para apresentar as novas DCNs e reuniões com os professores que ministram aulas nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia de Software do CCNT, para apresentar a nova matriz curricular e as mudanças pretendidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

Apesar de terem sido aprovadas no começo deste ano, as instituições de ensino têm um prazo de três anos para aplicação e adequação dos projetos pedagógicos às novas diretrizes. A professora Eliane Coutinho, diretora do CCNT, afirma que as mudanças já estão sendo aplicadas e serão constantemente reavaliadas. "Os novos espaços do CCNT já têm salas de Metodologias Ativas para que os cursos possam utilizar. Os projetos pedagógicos estão sendo refeitos em função dessas diretrizes e vamos fazer junto à CAOP um documento de autoavaliação para que daqui a seis meses ou um ano, possamos reavaliar o que já foi implementado, contando com a ajuda de profissionais da área. Também estamos montando um espaço para acompanhamento psicológico, com implementação prevista para o próximo processo seletivo, com a contratação de um profissional de saúde mental", antecipou.

O reitor da Uepa, Rubens Cardoso, que atualmente ainda trabalha como professor da disciplina de Economia de Empresas no curso de Engenharia de Produção da Uepa, reafirmou a aplicação de políticas institucionais inovadoras no processo de aplicação das novas DCNs. "Os alunos precisam ser dotados não apenas de habilidades cognitivas, e sim, de competências, habilidades psicomotoras e afetivas com a profissão e com o próximo na sociedade, através do profundo interesse em querer resolver, querer inovar e aplicar soluções para os problemas que afligem a sociedade. Isto tudo ocorre através das Metodologias Ativas, que já são aplicadas na Universidade mas podem se reinventar e melhorar constantemente", disse.

Serviço:
Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Engenharias - mudanças e inovações decorrentes dessa quebra de paradigmas
Data: 21, 22 e 23 de agosto de 2019
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Local: CCNT/Campus V – Travessa Eneas Pinheiro, 2626 – Marco (pela manhã, no auditório e pela tarde, no mini auditório)

Texto: Ize Sena e Nailana Thiely
Fotos: Nailana Thiely