O I Encontro de Pedagogia ocorre de 16 a 18 de junho, no campus de Vigia, localizado na Rodovia PA 140, Km 0, na Praça do Manta, bairro do Amparo
Com o tema A Educação no contexto contemporâneo e suas interfaces, o campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Vigia, começa nesta terça-feira, 16, a partir das 10 h, o I Encontro de Pedagogia. Por meio de palestras, minicursos e mesas redondas, a programação, que vai até quinta-feira, 18, aborda a formação e vida dos professores, os desafios da pesquisa em educação, o uso da tecnologia no ensino, entre outros assuntos atuais.
O evento, parte integrante do calendário pedagógico anual do campus, é organizado pela coordenação, assessoria pedagógica e alunos de Pedagogia do modo Regular e do Plano de Formação de Professores (Parfor). Eles próprios ministram os minicursos sobre O imaginário popular: Narrativas orais Amazônicas; A Leitura de mundo pelos olhos das crianças pequenas; O processo da educação matemática na educação básica e as Novas perspectivas de ensino: uma nova visão do ensino do substantivo.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Zanete Gusmão, destaca a relevância dos temas da programação. “A educação, na medida do possível, tem tentado acompanhar esse movimento de transformação. O grande mote da educação é estar pautada como espaço de desenvolvimento dentro do país. Veja a importância da formação de professores. Nós precisamos desse tipo de debate. Acompanhar os tempos e as transformações, não só em sala de aula, mas articular com esses setores a tecnologia”.
Ela reforça a importância de discutir educação.“A iniciativa do campus de Vigia de fazer o primeiro Encontro de Pedagogia é importantíssima para o curso. Isso o revitaliza, faz ficar mais dinâmico, e iremos tratar dessa questão na contemporaneidade”, diz professora Zanete.
Texto: Renata Paes
Foto: Campus XVII