Uepa reúne com o Sindmepa e discentes de Medicina

Enviado por Daniel Leite em Qui, 29/08/2019 - 13:24
Nesta quinta-feira, 29 de agosto, ocorreu uma reunião entre representantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), para debater sobre a demanda referente à falta de professores especializados nos cursos de Medicina da Instituição.

O encontro enfatizou a necessidade da realização de concurso para contratação de profissionais da área da saúde, que serão incorporados no quadro de docentes e dos departamentos vinculados à graduação em Medicina. “Já estamos nos mobilizando para sanar a questão da ausência de docentes para os cursos de Medicina, por meio da agilização do processo ainda neste semestre”, afirmou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

“A contratação desses novos profissionais é delicada, pois a área da medicina está passando por uma transformação nos processos de docência como é percebido na questão da metodologia ativa, portanto, é necessário encontrar pessoas dispostas a dialogar com essa mudança de paradigma na área”, comentou o representante do Sindmepa, o médico Wilson Machado, sobre as novas diretrizes do ensino dentro das graduações de medicina em todo território nacional.

A Uepa pretende lançar o edital com oito vagas, sendo cinco para substitutos ainda no 2º semestre de 2019. As três restantes irão para departamentos que estão vinculados ao curso de Medicina. “A Universidade é comprometida com seus discentes nos diversos âmbitos acadêmicos, sendo assim, estamos intermediando o diálogo entre a instituição e as necessidades de nossos alunos para que possamos solucionar da melhor maneira possível o problema dos docentes de medicina”, ponderou a coordenadora do Curso de Medicina da Uepa, Djenane Caetano.

“A união entre as entidades e os discentes é um trajeto interessante para a criação de formas para encontrar resoluções para a situação dos problemas do curso de medicina que não são apenas estruturais, mas, também, cultural, pois os médicos formados precisam reconhecer a necessidade de preparar a nova geração de profissionais da área e, dessa forma, dialogar com a carreira docente”, explicou a discente do curso de Medicina da Uepa, Letícia Hiromi, sobre o cenário da medicina dentro do Estado do Pará.

A reunião também reforçou a necessidade de organizar uma agenda de visitas da Sindmepa aos hospitais de ensino vinculados à Uepa, para ser realizada ainda este ano.

Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely