Pedagogia em Movimento participa da Semana Nacional do Trânsito

Enviado por Viviane em Ter, 17/09/2019 - 14:42
De 18 a 25 de setembro, o projeto de extensão Pedagogia em Movimento: Educação para o Trânsito em Belém do Pará, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA), participa da Semana Nacional de Trânsito (SNT), uma mobilização por todo o País que visa desenvolver valores, posturas e atitudes para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Este ano o tema é “No trânsito, o sentido é a vida!” e o foco é no ciclista.

A programação do Projeto começará no dia 18, às 9h30, no colégio particular Ideal, localizado na avenida Augusto Montenegro. Serão oferecidas oficinas pedagógicas a oito turmas de Educação Básica. No dia seguinte, 19, às 15h30, o Projeto irá à Escola Municipal AMMA, em Ananindeua, também com oito turmas de Educação Básica. Em ambas as escolas, além das oficinas, será realizada a exposição e o relançamento da Coleção Educação para o trânsito.

As escolas foram escolhidas por estarem localizadas em vias de grande circulação. Especificamente na Augusto Montenegro estão concentradas as obras do Bus Rapid Transit (BRT), e, em média, 90 mil veículos passam pelo local. Desta forma, é importante refletir sobre os ensinamentos e a educação no trânsito desde as séries iniciais, aliando a teoria com a prática, conforme explica a coordenadora do Projeto, Diana Lemes. “Nós temos um índice muito grande de acidentes no trânsito com mortes e sequelas, nós queremos salvar vidas, ensinar a ser mais gentil, solidário e cumprir as regras de trânsito”, acrescentou a professora.

No sábado, 21, a equipe do Projeto se dividirá em duas ações: formação de professores para Rede Municipal de Educação de Limoeiro do Ajuru, no nordeste paraense, e participação de uma manhã lúdica na sede do Departamento de Trânsito (Detran), em Belém, com a dramatização do segundo volume da Coleção Educação para o Trânsito, “Iacá e sua bicicleta”.

O Projeto encerra a participação da Semana no dia 25 de setembro, às 8h30, no Instituto Sapiens, com a Roda de Conversa e sessão de autógrafos sobre a construção da Coleção Educação para o Trânsito.

Desde 2013, o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem) participa da Semana Nacional do Trânsito, em parceria com o Detran. O objetivo principal é construir um trânsito mais humano, seguro e ético na capital paraense, além de sensibilizar o público para construir um trânsito mais seguro e humanizado, por meio da educação no trânsito dentro das escolas.

Texto: Viviane Nogueira, com informações da Ascom Detran
Fotos: Geppem