Forprof-PA discute estratégias educacionais

Enviado por Daniel Leite em Ter, 24/09/2019 - 11:37

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) sediou nesta terça-feira, 24 de setembro, o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Pará (Forprof/PA) realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e as instituições públicas que executam o Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) no Estado do Pará.

O Fórum iniciou com uma mesa composta pelo Reitor da Uepa, Rubens Cardoso, a Pró-reitora de graduação Ana Conceição e a representante da secretária da SEDUC, a Prof. Soraya Figueiró e o coordenador do Centro de Formação do Estado do Pará (CEFOR), Prof. Augusto Paes com o objetivo de discutir direcionamentos para uma atuação direcionada com relação a participação da Universidade do Estado do Pará no programa Forma Pará.

A programação contou com apresentação da Seduc com relação ao censo escolar, estudo de egressos e a formação baseada em evidências por meio da realidade do aluno da educação regular, além de discutir a aprovação do calendário de 2020, debate sobre a proposta do grupo de trabalho para revisão do regimento interno da Universidade e relatos sobre a participação no XII Seminário Nacional de Formação do Profissionais da Educação que aconteceu na cidade de Salvador.

“Essa reunião do Forprof coloca em pauta um conjunto de discussões sobre o andamento dos trabalhos que vem sendo realizado na formação de professores, sobretudo aqueles feitos através do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) que está completando 10 anos de atividades e nessa caminhada alcançou um processo de aprendizagem significativo sobre estratégias e metodologias educacionais, portanto, essa vinculação entre ambos é necessária pra um direcionamento assertivo em relação a participação no programa Forma Pará da instituição” afirmou o Reitor da Uepa, Rubens Cardoso, sobre a importância da parceria PARFOR e Forprof.

“A Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) está trabalhando para transformar culturalmente os processos educacionais paraense, por meio do entendimento de cada realidade particular do nosso território, portanto, é um trabalho colaborativo que precisa da participação dos atores e das instituições para a efetivação das diretrizes pontuadas em cada reunião” comentou o coordenador do CEFOR, Prof. Augusto Paes sobre a necessidade de olhar para as diversas carências na formação do professor e do aluno.

Texto: Daniel Leite Jr

Fotos: Nailana Thiely