Alunos de Barcarena participam de aulas de educação ambiental

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 11/06/2015 - 00:00
Estudantes de escolas públicas e privadas do município de Barcarena, no nordeste do Estado, participam de uma programação especial no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Trata-se do programa Albras Mais Perto de Você – Educação Ambiental, que chega a sua décima edição. Deste terça-feira (9), cerca de 460 alunos do sétimo ano de 13 escolas vem tendo aulas ao ar livre no Horto Botânico da Alumínio Brasileiro S/A (Albras) em uma programação que termina hoje (11).

“A educação ambiental é de extrema relevância para nós. Já passaram por aqui durante essas dez edições alunos de várias escolas e idades e a expectativa é que eles levem esse conhecimento para as comunidades, que espalhem a informação que estão recebendo aqui”, ressalta Elena Brito, gerente geral de Comunicação e Relacionamento da Albras e da Hydro Alunorte.

Divididas em turmas, as crianças percorrem um circuito ambiental, orientados por alunos de Licenciatura dos cursos de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus Barcarena, que passaram por uma capacitação ambiental antes de ministrar as aulas. No circuito, dividido em estações, elas aprenderam mais sobre o tema desse ano: consumo consciente de água e preservação do solo. Tudo por meio de uma programação variada, incluindo uma peça de teatro e a apresentação de vídeos educativos.

Patrick Campos, aluno da Escola Municipal Francisco da Silva Cravo, tem apenas 13 anos, mas já pensa em ser advogado e defender causas ambientais. “Aprendi que não devemos jogar lixo no rio porque contribui para erosão, sobre desmatamento e chuva ácida. Também aprendemos sobre as propriedades do alumínio e o que a Albras e a Hydro Alunorte fazem”, ele conta.

Eduardo Cunha cursa Biologia na Uepa e está participando pela primeira vez como monitor do programa. Ele acredita que a visita é um estímulo à consciência ambiental das crianças. “Relacionamos os conceitos ambientais com a prática, uma interdisciplinaridade. Muitas vezes a ação dos alunos se orienta pelos outros. Se eles veem alguém jogando lixo na rua, acabam fazendo o mesmo e precisamos mudar esse tipo de comportamento”, considera.

O programa Albras Mais Perto de Você – Educação Ambiental tem a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social (Semed), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Uepa e da Hydro Alunorte. A assistente social da Semade, Marléa Costa, ressalta o valor do trabalho integrado entre prefeitura e empresa por tantos anos: “A secretaria faz rodas de conversa nas escolas e, constantemente, os alunos citam essa programação, esse momento. Hoje, alunos que passaram por aqui já estão na universidade, já são profissionais e essa vivência no horto pode ter sido um pontapé inicial para as profissões que eles escolheram hoje”, conclui.

Texto: Iaci Gomes, da Temple Comunicação
Foto: Iara Vasconcelos