Campus de Enfermagem encerra programação alusiva ao Setembro Amarelo

Enviado por Letícia Aleixo em Sex, 27/09/2019 - 16:31
 
A Escola de Enfermagem Magalhães Barata, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), encerrou a programação alusiva ao Setembro Amarelo na última quinta-feira, 26. A programação contou com a palestra Saúde Mental dos Acadêmicos e com uma encenação dos alunos ao final. 
 
A coordenadora do curso de Enfermagem, Margarete Bittencourt, explicou o objetivo do evento. “Passamos o mês de setembro todo fazendo ações pertinentes ao Setembro Amarelo, que é a prevenção ao suicídio. Então, a gente acha muito importante falar sobre isso, porque nós temos um grande número de alunos que nos procuram com ansiedade e depressão e isso nos preocupa muito enquanto coordenação do curso”, disse a professora. 
 
O especialista em Psicologia Clínica e Suicidologia, Reno Mendes, ministrou a palestra sobre Saúde Mental dos Acadêmicos. “Falamos na palestra uma maneira de sensibilizar o aluno de enfermagem a olhar o que ele está fazendo com a saúde mental dele no mundo acadêmico que é tão corrido, porque se eu levo os meus estudos com muito estresse, isso pode levar a um adoecimento psicoemocional e mental”, explicou o palestrante. 
 
“Eu achei a palestra bem dinâmica, trouxe algumas questões que nos fazem refletir sobre esse tema tão importante. Porque como é que eu sendo da área da saúde vou cuidar de alguém estando doente? Então, trazer essas discussões é de total relevância para prevenção de doenças”, ressaltou o aluno 6º semestre de Enfermagem, Lauro Nascimento. 
 
Ao final da programação, os alunos de Enfermagem realizaram uma dramatização sobre prevenção ao suicídio e dinâmica de conscientização ao desenvolvimento de empatia pelo próximo ao público presente.
 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento