Planetário da Uepa celebra 20º aniversário

Enviado por Letícia Aleixo em Ter, 01/10/2019 - 02:08
 
Sebastião Sodré da Gama é o nome dado ao Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em homenagem a um renomado astrônomo paraense. Na última segunda-feira, 30, o Planetário comemorou 20 anos de existência. A celebração contou com a presença do reitor em exercício, professor Clay Chagas, da diretora do Centro de Ciências, Sinaida Vasconcelos, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato Texeira, além de estagiários e servidores. 
 
A comemoração homenageou três personalidades que fizeram parte de momentos marcantes da história do Planetário. Um deles, o professor Osvaldo dos Santos Barros, que já foi docente e pesquisador do Centro de Ciências, além de já ter sido também coordenador da Astronomia e planetarista. Junto dele, o professor da Uepa, Nelson Leite. Ambos fizeram parte da criação do projeto educativo do Planetário. 
 
A professora Maria Dulcimar de Brito Silva também foi homenageada. Ela foi uma das participantes do projeto de reformulação do Planetário, que a partir de 2012, passou a ter novos espaços expositivos com instrumentos interativos e audiovisuais e virou Centro de Ciências e Planetário do Pará. 
 
“O objetivo do evento, além de comemorar os 20 anos do Planetário, também foi homenagear pessoas que fizeram parte dessa história, compartilhar os espaços que nós reestruturamos, como o Espaço da Matemática e o Espaço da Biologia”, explicou a diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos.
 
O professor Osvaldo Barros realizou palestra na qual resgatou a memória das principais pessoas que colaboraram com a construção do Planetário. Além disso, falou da trajetória do Centro na construção da relação com a identidade amazônica, principalmente, com a astronomia indígena. “É muito bom receber essa homenagem.  E a partir do legado que a gente deixa no Planetário é muito interessante saber que as pessoas ainda lembram de tudo aquilo que foi feito há 10 anos”, ressaltou o professor. 
 
A celebração começou desde o sábado, 28, e seguiu no domingo, 29, com comemoração junto ao público externo, por meio de sete sessões gratuitas de cúpula, visitação aberta ao Centro de Ciências, observação do céu, exposição comemorativa e extensa programação cultural. “A comemoração de 20 anos do Planetário foi para mostrar para sociedade o que nós estamos realizando, que estamos atendendo o público”, disse o reitor em exercício, Clay Chagas.
 
O Planetário é o único da região amazônica e é composto por diversos espaços temáticos, que buscam aproximar os visitantes com a educação nas áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e Astronomia. Possui a Cúpula Kwarahy, que comporta 100 pessoas e realiza  projeção dos fenômenos da astronomia.
 
 
 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento