Programação celebra Dia do Profissional de Secretariado

Enviado por Ize Sena em Ter, 01/10/2019 - 18:31

Para marcar o Dia do Profissional de Secretariado, 30 de setembro, a coordenação do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e alunos do 1° e 3° ano promoveram o “Papo Executivo”, destinado a profissionais e estudantes da área. A programação, realizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), teve início com a roda de conversa com colunista e criadora de conteúdo web, Ísis Vieira; com o secretário executivo e agente marítimo da empresa Willians Serviços Marítimos LTDA, Davi Assad; e a graduanda do curso de Secretariado da Uepa, Amanda Barros.

A aluna, que tem experiências com assessoria e redes sociais, destacou a versatilidade do profissional e a capacidade de se adequar em diversas frentes de trabalho. "Das coisas que eu aprendi e estou aprendendo ainda é que a gente tem que se arriscar. Tenho certeza de que muitas pessoas que entraram aqui não sabiam do que se tratava, mas a gente tem que se dar oportunidade de descobrir as coisas. Acho importante vocês aproveitarem ao máximo essas experiências. Temos três eventos no curso, um a cada ano, com perfil diferente, justamente para gente aprender", explicou Amanda ao público formado por estudantes de outros anos do curso.

Em seguida, a secretária egressa da Uepa, Lorena Ferreira, conduziu o bate papo sobre relações externas com o administrador de empresas, Paulo Ivan Campos. O convidado contou experiências pessoais e profissionais e considerou o relacionamento com as pessoas como uma das ferramentas necessárias ao bom andamento de qualquer trabalho. “Eu tenho plena convicação, que em tudo o que me aconteceu na vida, que a ferramenta mais importante do sucesso das pessoas está ligado a relacionamentos e além disso, encarar a vida como tudo sendo desafiador, e não enxegar o problema como algo ruim. Se tudo for fácil, nada tem prazer', afirmou.

Lorena também destacou outras profissionais inerentes aos secretários."O secretário é facilitador, intermediador, desde questões secretariais do dia a dia como processos mais complexos. Na nossa área também é importante saber sobre a interculturalidade não só de outros países, mas das regiões do Brasil. Tem que pensar nisso pra fazer o plenajamento para receber bem as pessoas", alertou Lorena.

Doação de sangue - A comemoração pelo Dia do Profissional de Secretariado continua ao longo deste mês de outubro. Nesta quarta-feira, 2, a atividade será doação de sangue. Um ônibus sairá às 14h30, do CCSE, no bairro do Telégrafo, levando os voluntários rumo à Fundação Hemopa. A ação está aberta a alunos de qualquer curso, professores e servidores. Os interessados podem confirmar a presença neste endereço encurtador.com.br/dmBD2.

"Agora em Outubro, a quantidade de sangue está muito baixa. E como somos de uma universidade pública, a gente precisa dar um retorno social, e não só financeiro. O engajamento social do discente para gente é muito importante porque estamos formando não só um profissional para o mercado de trabalho,  mas um um ser humano para a sociedade", contou o coordenador do Curso, Marcelo Correia.

A doação de sangue é apenas uma das ações programadas. Também estão previstas a arrecadação de donativos para famílias vítimas do incêndio no bairro da Pedreira, arrecadação de lixo eletrônico, revitalização de alguns espaços do CCSE, e a diminução de copos descartáveis. No dia 23 de outubro, a programação encerra com o SET HOUR, evento realizado pelos alunos do 1º anos do Curso, que este ano traz como tema Empreender na Diversidade. "A ideia da Semana do Secretário, que se estendeu para o mês, é maior valorização e visibilidade da profissão", completou Correia.

Texto: Ize Sena
Foto: Louise Oliveira