Segunda edição do Ruas Verdes multiplica ações de educação ambiental

Enviado por Daniel Leite em Qui, 03/10/2019 - 12:46

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebeu a 2ª edição do projeto “Ruas Verdes”. O evento foi realizado durante a manhã, na entrada do Campus I, o Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade. A iniciativa foi do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (Grupema) e do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará (CJ/PA). 

O projeto observou uma enorme quantidade de resíduos sólidos despejados e acumulados no quadrante escolar da Uepa, ocasionando em mal odores e sujeira. Portanto, o CJ/PA e o Grupema decidiram criar ações para a solução do problema que se expande pelas ruas da cidade de Belém, em união com os seguintes apoiadores externos: Engajamundo; Grupo de voluntários do Greenpeace Belém-PA; Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPE); Centro Acadêmico de História da Uepa (CAHIS); Mapa Educação; Ideflor-bio; Plangea; Laboratório de Educação Ambiental (LEA) e a Coordenadoria de Ações Educativas Complementares da Secretaria de Estado de Educação (Caec-Seduc).

Os objetivos do “Ruas Verdes” são sensibilizar e informar a comunidade acadêmica e do entorno da Instituição, chamar atenção da população para a problemática por meio do ativismo e ressignificar o espaço a partir de intervenções estéticas e ambientais. “O Ruas Verdes é um projeto sobre resistência e a expectativa é trilhar passos para a mudança da realidade do entorno da Uepa e sair multiplicando, por meio da juventude, novas visões e perspectivas sobre o que precisamos fazer a partir de agora”, afirmou a mestranda em Geografia da Uepa e coordenadora do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Pará, Ana Rosa Cyrus.

"A ênfase do projeto é desenvolver ações de educação ambiental com os discentes, servidores e, principalmente, com a comunidade externa que fica ao redor da Universidade, de forma interdisciplinar onde os participantes terão acesso a recursos de gestão de resíduos sólidos, assim como, também resoluções que envolvem pautas de saúde pública, educação e consciêntização", disse a egressa da Uepa, participante do Grupema e técnica de gestão ambiental do Ideflor-bio, Alzira Araújo, sobre a importância da atuação do projeto Ruas Verdes.

A programação contou com oficina de jardinagem, ocupação e limpeza do local, lanche coletivo, vagas vivas no espaço do estacionamento ao lado da calçada, exposição de vivências a partir de roda de conversa e relato de experiências da comunidade. "É muito importante a realização de projetos que ultrapassem os muros da Instituição e que consigam criar diálogo entre a Universidade e a comunidade externa de forma efetiva", ponderou o vice-diretor do CCSE, João Paulo Rocha.

A educação ambiental foi uma grande aliada durante o evento, pois engloba diferentes formas e contextos que tratam de questões socioambientais, por se configurar em uma ferramenta que aciona a interdisciplinaridade entre arte, música, teatro, jardinagem, pinturas e outros por meio da vivência coletiva. “A Uepa precisa ampliar e dar mais visibilidade ao seu processo de ambientalização em relação às diversas temáticas ambientais, de forma articulada e coletiva.  Os parceiros externos estão se aproximando”, comentou a professora do Programa de Pós Graduação em Educação e coordenadora do Grupema, Maria das Graças da Silva.

"É muito importante estar sempre pautando a temática da educação ambiental no Estado do Pará, tendo em vista, que o mundo inteiro está debatendo e lutando para uma melhor forma de manejo do lixo, portanto, a ação da Uepa em parceria com outras instituições públicas e privadas é mais um passo em direção a conscientização da comunidade paraense ", pontuou o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), José Gadelha.

Acesse a galeria de fotos aqui. 

 

Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely