Uepa celebra passagem de Nossa Senhora de Nazaré

Enviado por Letícia Aleixo em Qui, 10/10/2019 - 15:53

A imagem peregrina da Nossa Senhora de Nazaré passará na frente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) amanhã, dia 11. Em homenagem a este momento marcante será realizada uma missa celebrada pelo Frei João Carlos de Sousa da Paróquia São Francisco de Assis- Capuchinhos às 8h, no hall da cantina da Instituição.

A Uepa também é um dos pontos de atendimento aos romeiros que se deslocam de diversos municípios do interior até o Santuário de Nazaré. De 7h até às 17h de amanhã, alunos dos cursos de saúde do CCBS estarão realizando medidas de saúde, entre elas, aferição de pressão arterial, curativos simples, técnicas de relaxamento, e ainda servirão um lanche para repor as energias dos romeiros. A mesma ação permanecerá no sábado e no domingo pela Cruz Vermelha.

O aluno de 8º semestre de enfermagem da Uepa, Willame Ribeiro, atenderá os romeiros que passarão pelo CCBS, esse é seu terceiro ano participando na ajuda dos fiéis. “O Círio é um evento grandioso e muito bonito. Aprendi na enfermagem que cuidar do outro é uma atitude de carinho e prazerosa pra mim. Ajudar as pessoas a cumprirem suas promessas é muito gratificante”, disse o aluno.

Willame Ribeiro relembrou a primeira vez atuando no acolhimento dos peregrinos. “Atuo diretamente na coordenação do posto em si e isso é muito gratificante receber um sorriso ou um aperto de mão de agradecimento. Além da extensão ser a menina de ouro do tripé universitário para mim, pois é mais evidente o retorno que eu posso dar para a comunidade”, falou o estudante.

Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely e Rafael Dias