A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entrou no clima de devoção à padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré, e nesta sexta-feira, 11, prestou homenagens e assistência aos romeiros no Campus II, localizado na travessa Perebebuí, esquina com avenida Almirante Barroso.
No Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), uma missa foi celebrada pelo frei João Carlos Silva, da Paróquia São Francisco de Assis- Capuchinhos. “A missa de hoje tem uma particularidade muito especial, porque estamos nos aproximando do Círio e para nós é uma satisfação e alegria muito grande, porque vem alimentar nossa fé e esperança em Deus, por isso que estamos aqui hoje, louvando e glorificando”, explicou o frei. A missa teve a participação do Coral Metropolitano de Belém.
O vice-reitor da Universidade, professor Clay Chagas, contou o que significa essa manhã de fé para Uepa. “O povo paraense é muito religioso e essa representação de fé é muito importante. Então, poder celebrar junto com os servidores, funcionários e alunos o Círio é muito bom e acho que a Uepa precisa cada vez mais reforçar esse tipo de prática, porque de fato acho que é realmente o natal dos paraenses”, explicou o vice-reitor.
“Todos os anos, a santa sai a cidade a fora e um dos pontos de parada é justamente aqui na frente da Uepa. Então, o CCBS já tem participado há décadas, inclusive, com projeto de extensão junto com a Cruz Vermelha, do atendimento dos romeiros. Temos também a missa e a festividade que, apesar de religiosa, já faz parte da tradição do CCBS”, ressaltou a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Vera Palácios.
A aluna do 8º semestre de Enfermagem da Uepa, Ana Luisa Bezerra, participou pela primeira vez do atendimento aos romeiros pela Instituição. “Vim aqui para ter a experiência de fazer a troca de curativos, ao acolhimento dos peregrinos. Eu acredito que é uma maneira da gente estar mais perto da população paraense. E mais perto tanto da nossa cultura quanto das pessoas que precisam dessa assistência, que precisam desse cuidado direto e completo, porque a pessoa vem aqui não é só pra ter os curativos nos pés, é para conversar e falar de onde veio e das promessas que foram feitas”, disse a aluna.
Joyce Ramos saiu do município Baião (PA) e há oito dias está caminhando em direção à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém. A peregrina sempre foi devota de 'Nazinha', chamada carinhosamente, e conta o motivo da promessa. “Estou pedindo e agradecendo a Nossa Senhora. Agradecendo pelos meus pais que estavam internados e nessa angústia de hospital, eu fiz um pedido a Ela e me ajudou como sempre. A outra é um pedido pelo meu filho que também está passando por problemas de saúde”, explicou Joyce. A fiel disse como foi a caminhada até o CCBS. “A caminhada foi árdua, mas com muita fé e emoção chegamos até aqui. Ninguém disse que ia ser fácil, mas como temos muita fé e confiamos na Nossa Senhora de Nazaré conseguimos chegar até aqui”, disse a devota.
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento