VI Mostra Zoológica abordará o perigo das queimadas

Enviado por Wesley Lima em Seg, 21/10/2019 - 19:08

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), durante a manhã e tarde desta terça-feira (22), recebe mais uma edição da Mostra Zoológica da Uepa, realizada pelo Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica, no Espaço de Convivência do Bloco VI. Em seu sexto ano, o evento trará o tema “Os Olhos da Fauna”.

A Mostra traz mais de 13 mil itens de várias espécies animais da Coleção Zoológica da Uepa, mantida por sua curadora, professora doutora Ana Lúcia Gutjahr e pelos projetos que financiam a sua conservação.

O evento ocorre todos os anos no dia 4 de outubro, em homenagem ao Dia Mundial dos Animais. No entanto, devido às mudanças no calendário institucional a Mostra Zoológica da Uepa será realizada nesta terça-feira com o apoio de estudantes de Ensino Médio de várias escolas, inclusive da Escola Estadual Magalhães Barata. Além dos alunos da graduação, pós-graduação e mestrado em Ciências Ambientais da Uepa.

A ocorrência de queimadas e outras ameaças durante o início do segundo semestre deste ano fez com os organizadores da exposição focassem em mostrar para o público a função e importância dos animais na natureza e para vida humana. “Vamos dar um enfoque nas grandes ameaças e como isso afeta a fauna e quanto isso vai prejudicar, de certa forma, a vida humana”, explica a professora Gujahr.

Para ela é necessário fazer com que as pessoas tomem consciência da diversidade de animais que existe ao nosso redor. “(Devemos) divulgar a fauna para as pessoas, porque estamos na região de maior biodiversidade do planeta e as pessoas não conhecem os animais”, esclarece.

A expectativa é que alunos de diversas escolas do entorno, que receberam convites, compareçam e agreguem conhecimento à exposição.

Serviço:

VI Mostra Zoológica da Uepa: “Os Olhos da Fauna”.

Data: 22 de outubro de 2019.

Horário: 9h às 16h30

Local: Espaço de Convivência do Bloco VI, do Centro de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Pará.

Tv. Djalma Dutra, SN

Custo: Gratuito

Público: Estudantes e público em geral.

Texto: Wesley Lima/Ascom CCSE

Foto: Nailana Thiely