Estado faz visita técnica e anuncia entrega de AME no aniversário de Belém

Enviado por Ize Sena em Qui, 24/10/2019 - 14:47
 
Acompanhado do vice-governador Lúcio Vale; do secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame e do chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes, o governador Helder Barbalho fez uma visita técnica, nesta quarta feira (23), às obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que funcionará no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
A equipe de governo foi recebida pelo pró-reitor de Gestão e Planejamento da Universidade, Carlos Capela, e, pela diretora do CCBS, Vera Palácios.
 
"Os Ames são sempre assistenciais. Neste caso aqui vai haver uma parceria com o ensino. Portanto, uma experiência que concilia ensino e assistência. Isso aqui para o Estado do Pará, em pouco tempo, deve se tornar uma referência, assim como é o Centro de Dermatologia da Universidade", afirmou Vera.
 
A unidade de saúde está sendo construída por meio de cooperação técnica entre Secretaria de Obras Públicas (Sedop) e Secretaria de Saúde (Sespa). O investimento está orçado em R$ 547,831,15.
 
Segundo o governador, o objetivo da visita foi acompanhar o andamento da fase final das obras. A inauguração do AME está prevista para o dia 12 de janeiro de 2020.
 
"Fico muito feliz de estar concluindo essa importante obra, podendo entregar para a população no dia do aniversário de Belém", anunciou o governador.
 
Centro de Assistência- O ambulatório vai funcionar como uma espécie de centro de triagem para os Hospitais de Clínicas, Ophir Loyola, Abelardo Santos e Jean Bittar.
 
Segundo a Coordenação de Arquitetura e Engenharia (CAE) da Uepa são 5 mil m² de área construída. A obra foi iniciada em dezembro de 2017 e a previsão é que seja inaugurada no inicio de 2020. O espaço possui três andares sendo o último destinado às ações de ensino, aulas teóricas e práticas, com professores e alunos da Uepa.
 
"É fundamental entregar esse espaço para que possamos atender Belém e toda a região metropolitana. A previsão é que mais de 1.190 procedimentos, por mês, possam estar sendo realizados aqui. Seguramente estará incrementando a estratégia em saúde e particularmente com atenção básica, preventiva", conclui o governador, Helder Barbalho.
 
Texto: Jackie Carrera/Secom
Foto: Agência Pará