Apesar do título atribuído ao Brasil de “maior consumidor de agrotóxicos do mundo” é possível encontrar ações e eventos que buscam alternativas para esse cenário, ao estimular a produção de pequenos agricultores de comunidades locais. Um exemplo é a Feira Ecológica que ocorre no Campus VIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no município de Marabá, na próxima quinta-feira, 31 de outubro, a partir das 8h, com apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Assentamentos do Movimento Sem Terra (MST).
A coordenação do Campus VIII pretende que a Feira Ecológica seja realizada pelo menos uma vez por mês, com novas edições que funcionem como um momento em que os agricultores de pequeno porte possam vender produtos orgânicos para geração de renda de famílias e comunidades, além de possibilitar o compartilhamento de saberes com os discentes da Instituição e sociedade marabaense em geral.
“A presença de pequenos produtores reafirma o diálogo da Uepa com a comunidade de Marabá oferecendo dessa forma intercâmbio, não somente de produtos orgânicos, como também conhecimento tradicional sobre produção de alimentos”, comentou o organizador do evento, professor Airton dos Reis, sobre a participação da comunidade tradicional de produtores de produtos orgânicos na Feira Ecológica.
No Campus VIII haverá diversos produtos regionais e orgânicos, entre eles, batata, açaí, cupuaçu, macaxeira, inhame, abacaxi, abóbora, ovos caipira, galinhas, verduras, hortaliças e outros.
SERVIÇO
I Feira Ecológica de Marabá
Data: 31/10/2019 (quinta-feira)
Local: Campus VIII da Uepa
Endereço: Avenida Hiléia, s/n, - Agrópolis do Incra, Bairro Amapá
Horário: 8h
Entrada Gratuita
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Uepa Campus VIII-Marabá