O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Rubens Cardoso, visitou o Projeto Jurunas, que foi institucionalizado em 2017 pela Uepa, um cursinho popular oferece aulas gratuitas para moradores do bairro e arredores que desejam se preparar para ingressar no ensino superior.
A ação do Projeto vai além da preparação para as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e fortalece, entre os estudantes, o senso de pertencimento em uma área periférica marcada pela violência e desigualdades sociais. Na ocasião, foi apresentado ao reitor a escola em que o Projeto funciona, os alunos e professores conversaram com o professor Rubens.
“A presença do reitor foi fundamental aqui no bairro. A Uepa tem sido uma grande parceira e a vinda dele aqui aproximou ainda mais a Universidade da comunidade”, disse um dos fundadores do cursinho, Leopoldo Santana.
“A ação de ter um cursinho popular com o apoio da Uepa aproxima a Universidade da sociedade. É um acolhimento para aqueles que devem participar da Universidade. Então, ver esses jovens entusiasmados com esse cursinho e todo esses apoiadores que se dedicam ao Projeto é muito bom, é um processo que deve ser cada vez mais incentivado”, explicou o reitor.
Alba Lúcia Raithy é pró-reitora de extensão da Uepa e também esteve na visita. Ela conta que é importante a Universidade promover esse tipo de interação. “Na condição de representante da Universidade fico com a sensação de gratidão mesmo, porque é um serviço que nós estamos prestando a comunidade do Jurunas e a sociedade em geral, tentando garimpar melhores condições sociais e financeiras”, disse.
Edinilze Magno é coordenadora pedagógica do cursinho e aluna de pedagogia da Uepa. Ela apresentou a trajetória do Projeto Jurunas para o reitor e a pró-reitora. "A gente mostrou um pouco do histórico do cursinho e em seguida apresentamos a questão da relevância para sociedade. Somos muito gratos pela participação da Uepa junto com a gente na atuação”, ressaltou.
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento