A partir de janeiro do ano que vem, a Comissão Estadual de Residência Médica do Pará (CEREM-PA) terá sede instalada no Campus II da Universidade do Estado (Uepa), localizado no bairro do Marco, em Belém. A decisão foi uma das pautas da reunião ocorrida na tarde desta terça-feira, 19 de novembro, na Reitoria. Participaram do encontro pela Uepa, o reitor Rubens Cardoso e a coordenadora da Comissão de Residência Médica da Universidade (Coreme), Regina Carneiro. Eles debateram o assunto com o presidente da Comissão Estadual, Hideraldo Cabeça, e com o secretário geral da Comissão paraense, Bruno Carmona.
A CEREM é responsável por orientar as Coremes quanto ao funcionamento e atendimento das resoluções vigentes para as Residências Médicas. Com a sede fixa será possível ampliar a rede de atendimentos e orientações, além de ter um ponto para reuniões, despacho e protocolo, o que até então é feito de forma virtual.
"Foi muito importante ser recebido pela Uepa em virtude da Comissão Estadual ter dificuldade de infraestrutura para gerenciar toda a fiscalização e orientação aos médicos residentes e às próprias Coremes. Então é de fundamental importância esse entendimento do reitor", afirmou o presidente da CEREM, Hideraldo Cabeça.
Para Rubens Cardoso, o encontro foi uma oportunidade de unir esforços para alinhar pontos chaves e equalizar as questões relacionadas às residências médicas. “Vamos dirigir nossos esforços a fim de construir um modelo operacional que dê conta dessas especificidades que estão ligadas mais às distâncias”, explicou o reitor sobre a futura instalação de residência em Marabá, no sudeste do Estado, e a já em funcionamento no município de Santarém, no oeste paraense.
A Uepa é responsável pela formação de especialistas em, entre outras áreas, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão e Cirurgia Área Básica. A Instituição também desenvolve o Processo Seletivo Unificado dos Programas de Residência Médica (PRM) do Estado do Pará, envolvendo o Hospital Ophir Loyola (HOL), a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). A seleção para turmas com início em 2020 está com inscrições encerradas, e a seleção na fase de interposição de recursos ao Gabarito Preliminar da Prova Objetiva, realizada no último dia 3 de novembro. As vagas foram destinadas às cidades de Belém, Ananindeua e Santarém.
Texto: Ize Sena
Foto: Amalia Paes