Uepa discute estratégias para aumentar a presença de médicos no Estado

Enviado por Letícia Aleixo em Qui, 21/11/2019 - 19:13
 
O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Rubens Cardoso, reuniu esta semana com a presidente da Comissão de Residência Médica da Universidade (Coreme), Regina Carneiro, com o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame e secretário de Ciência e Tecnolgia do Estado do Pará, Carlos Maneschy, para discutir os desafios da saúde no Pará. O objetivo foi pensar formas de viabilizar a maior oferta de médicos pelo interior do Estado e apresentar as propostas ao governador do Pará, Helder Barbalho. 
 
O professor Rubens Cardoso destacou o que foi mais importante na reunião. "Aproximação entre as Secretarias do Estado e a Universidade para em conjunto resolver problemas que são enfrentados na saúde pública no Pará. Precisamos aumentar o número de médicos pelos municípios através da capacitação deles", ressaltou o reitor. 
 
O secretário de Saúde contou os principais pontos debatidos e o que foi definido. "Discutimos uma forma de cooperação com a Uepa com o objetivo de aumentar a presença de médicos em todo o Estado. O resultado final da conversa é ampliar os cursos de pós-graduação da própria Universidade e criar um curso de complementaçãoo de formação para médicos de fora do país que precisam revalidar o diploma", disse Alberto Beltrame. 
 
Carlos Maneschy explicou as dificuldades enfrentadas na saúde no Pará. "Há uma carência grande no Estado de médicos, a população sofre de maneira direta com isso e o governo tem interesse de diminuir essa dificuldade. Então, nos reunimos para ver como que a Uepa pode trabalhar um programa associada ao Governo para prover a oferta de atendimento médico nesses municípios de forma mais rápida e melhor", contou o secretário. 
 
Regina Carneiro ressaltou a importância de levar mais médicos para todo o Pará. "Isso ajudaria na democratização da saúde. A Universidade, como parceira do Estado, vai buscar uma maneira de fixar esses médicos no interior, cumprindo seu papel social", explicou a professora. 
 
Texto: Letícia Aleixo
Foto: Daniel Leite