Estudantes de Ciências da Natureza organizam IV Concinat e V Enecina

Enviado por Wesley Lima em Sex, 22/11/2019 - 14:20

O IV Congresso Nacional de Ciências Naturais (Concinat) e VI Encontro dos Estudantes de Ciências Naturais (Enecima), organizados por discentes e docentes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), ocorrerá durante os dias 25 a 29 de novembro. A temática trabalhada pelos eventos será A Valorização do licenciado/a em Ciências Naturais: desafios e oportunidades. As inscrições devem ser feitas pelo site e possuem preço variáveis conforme titulação. O evento ocorrerá no campus Belém da UFPA.

Com o objetivo de promover o amplo debate e intercâmbio de ideias entre os admiradores das Ciências Naturais, os dois eventos objetivam analisar o cenário dos profissionais e estudantes e fomentar a pesquisa na área. “O Congresso e o Encontro são abertos para qualquer pessoa que tenha interesse nas áreas das Ciências Naturais/ da Natureza (CN) e/ou afins, com o foco na discussão pela valorização do licenciando/a em CN. Sendo bem-vindos estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação, professores do ensino básico e superior, e todos pesquisadores da área ou áreas afins” disse a comissão organizadora em nota.

A divulgação científica ocorrerá por meio da submissão de trabalhos em quatro áreas e três modalidades, sendo apresentados para a comunidade durante o evento por meio de painéis, bem como divulgação nos anais do Congresso. Haverá ainda palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, visitas técnicas e a abertura de um espaço para o diálogo entre os projetos e saberes. E será realizada, no último dia do VI ENECINA, a discussão demandas dos cursos de LCN para a Executiva Nacional.

ENECINA – O evento teve sua primeira edição realizado na Escola de Artes, Ciências e Humanidade, da Universidade de São Paulo (USP) em outubro de 2010, por iniciativa de estudantes, com o objetivo de discutir o curso de Licenciatura em Ciências Naturais/da Natureza e identificar as diferenças e semelhanças das estruturas e funcionamento do curso no país e levantarem questões relacionadas à formação e à atuação profissional ofertado em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Dois anos após, sua segunda edição ocorreu na Universidade Federal de Manaus (UFAM) e teve como pauta principal a criação de um conselho regional, que teria por objetivo levantar informações sobre os diferentes currículos do curso de LCN, perfis profissionais e a produção acadêmica dos/as estudantes e egressos/as. Em 2016, foi realizado mais uma vez na UFAM em conjunto com I Concinat. Já, em 2017, o evento na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA), com o objetivo de discutir políticas e práticas pedagógicas relacionadas ao aprimoramento das mediações no ensino de ciências em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Em 2018, o V ENECINA, na Faculdade UnB de Planaltina, FUP, no Distrito Federal, com o objetivo de discutir a questão "Quem é o/a licenciado/a em Ciências Naturais?".

CONCINAT – Ocorreu pela primeira vez em 2016, na Universidade do Amazonas, e visou possibilitar a divulgação das produções acadêmicas de estudantes e profissionais do curso de LCN e, também, a discussão sobre a identidade do curso. No ano seguinte, o tema foi propôs a discussão de políticas e práticas pedagógicas relacionadas ao aprimoramento das mediações no ensino de ciências em diferentes contextos de ensino e aprendizagem. Em 2018, foi sediado a maior edição do III CONCINAT.

Serviço

V Congresso Nacional de Ciências Naturais (Concinat) e VI Encontro dos Estudantes de Ciências Naturais (Enecima)

Data: 25 a 29 de novembro.
Inscrições: Até 24 de novembro.
Custo: Pago (valores diversos)
Para mais informações, acessar https://www.even3.com.br/concinat2019/
Para ver a programação, clique aqui

Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE com informações da organização.
Foto: Acervo dos Eventos.