Epistemologia na pesquisa em educação é tema de palestra

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 01/06/2015 - 00:00
A palestra foi promovida Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e ministrada pelo professor doutor Silvo Sanchéz Gambôa

Epistemologia e Metodologia na Pesquisa em Educação foram os temas da palestra ministrada pelo professor doutor Silvio Sanchéz Gambôa, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo, na última quarta-feira (26). A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

Gâmboa discutiu a importância da epistemologia dentro da escolha do tema e dos objetos que serão aplicados às pesquisas de pós-graduação. A epistemologia é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. Com essa problemática, vários métodos são utilizados pelos pesquisadores. Sanchéz ressaltou ainda, que é importante “buscar a unidade na diversidade e sinalizar os traços comuns para a produção do conhecimento científico”.

O pesquisador abordou também a questão das perguntas que devem ser feitas antes de começar uma pesquisa. “Transforme a dúvida em uma indagação, qualifique a indagação e transforme em uma questão”, afirmou o pesquisador.

Para o professor doutor do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Uepa, Wladirson Cardoso, “discutir pesquisa é fundamental para quem está em processo de formação, tanto em nível de graduação, quanto em nível de pós-graduação, uma vez que objetivar a realidade a partir de interesses científico-epistemológicos é algo complexo que necessita de uma démarche correta do campo teórico e metodológico”.

Seguindo esta linha de reflexão, o professor Silvio Gambôa expôs um panorama sobre a emergência e a consolidação dos Programas de Pós-graduação no Brasil. De acordo com ele, a implantação dos cursos de mestrado e doutorado deu-se apenas na década de 60, por meio do Parecer 977 de 1965 e pelo Relatório do Grupo de Pesquisa da Reforma Universitária de agosto de 1968. A implantação desses cursos tinha como objetivo primário transformar as Universidades em polos geradores de ciência.

Texto: Igor Augusto Pereira
Foto: Bianca Almeida/ Ascom-Uepa