Já em 2020, o Governo do Pará começa os estudos para implantação de um campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Ananindeua, ampliando a oferta de ensino superior na Região Metropolitana de Belém. O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho na tarde desta quinta-feira (12), durante a solenidade de entrega do novo prédio do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) no município, que oferece mais comodidade e qualidade no ensino para centenas de estudantes.
Segundo Helder Barbalho, um polo de ensino técnico e profissional qualifica a mão de obra na Região Metropolitana. O governador também adiantou que há planos para aumentar, ainda mais, a rede de ensino superior em Ananindeua. “Faço o pedido ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, que leve até o Ministério, para conseguirmos implantar um campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Ananindeua. Aproveito e anuncio que em 2020 começamos a articular o campus da Uepa, também no município”, disse Helder Barbalho.
Atualmente, o polo do IFPA em Ananindeua oferece três turmas de cursos integrados (ensino médio técnico) e cinco turmas de cursos subsequentes de Meio Ambiente, Informática e Segurança do Trabalho, totalizando 420 alunos.
Para Deiverson Cordovil, concluinte do curso técnico em Segurança do Trabalho, o IFPA no município - o segundo mais populoso do Pará -, aumentou as oportunidades de formação de mão de obra qualificada. “É um grande ganho pra Ananindeua. Não existia esse tipo de curso no município, e nós tínhamos que nos deslocar até a capital”, ressaltou.
Trabalho conjunto - O Campus do IFPA em Ananindeua iniciou suas atividades como polo em 2010, por meio de um convênio articulado por Helder Barbalho, na época prefeito do município. O Campus foi instalado na área da antiga Granja Icuí, que foi residência oficial de governadores do Pará.
O reitor do IFPA, Claudio Alex Rocha, destacou a importância da mobilização conjunta, entre prefeitura e governo, para implantar o Instituto Federal em Ananindeua. “O Campus já estabelecido pode chegar até a 1.200 alunos. Queremos crescer ainda mais e ampliar as novas vagas para os estudantes. Tudo isso só foi possível graças às forças conjuntas”, frisou Claudio Alex Rocha.
Também participaram da solenidade o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro; o deputado Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), outros parlamentares e autoridades do município.
Texto: Larissa Noguchi (SECOM)
Foto: Marco Santos (Agência Pará)