O projeto Trilhos Sonoros, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), recebeu no dia 17 de dezembro, o "Troféu Canoas", em uma cerimônia na Câmara de Vereadores do município de Canoas, no Estado do Rio Grande do Sul. A premiação contou com a participação do Poder Executivo e Legislativo Municipal, além da Secretaria Municipal de Educação e a comunidade da cidade.
O professor da Uepa, Augusto Souto, é quem coordena o Trilhos Sonoros, iniciado no ano de 2011. O projeto faz parte da pesquisa de pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), sob a orientação da professora Cristina Wolffembuttel. O objetivo é desenvolver articulações entre a comunidade e o poder público municipal, com a intenção de implementar a educação musical na rede de ensino da cidade. “A educação musical ocupa um lugar de destaque na formação humana, pois atua nas diversas dimensões que compõem o ser humano: dimensão cognitiva, afetiva, biológica, social, psicológica e espiritual”, afirmou Augusto Souto.
O evento contou com um recital de apresentação de cerca de 100 crianças que integram o Projeto Trilhos Sonoros, além de jovens do ensino básico da rede municipal de Canoas, que subiram no palco da Universidade La Salle, da cidade.
“A premiação consolida a importância da Uepa na formação de educadores musicais engajados socialmente, comprometidos com uma educação musical transformadora e preparados para atuarem em vários tempos e espaços”, comentou o professor Augusto Souto sobre a importância do prêmio recebido para a instituição.
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Augusto Souto/Projeto Trilhos Sonoros