Matrícula online dos discentes regulares no SIGAA prorrogada até o dia 31 de janeiro

Enviado por Daniel Leite em Sex, 17/01/2020 - 11:29

Tags

Neste mês, estará aberta para que todos os alunos regulares da graduação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizem suas matrículas online para as turmas de 2020, a partir do novo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) com prorrogação até o dia 31 de janeiro.

A implementação desse novo processo digital possibilitará outro avanço na informatização dos procedimentos acadêmicos por meio da digitalização de processos e documentos da gestão acadêmica no SIGAA entre graduação, pesquisa, extensão e outros módulos, além de possibilitar a emissão instantânea de documentos. “Isso elimina muito dos trabalhos que a instituição costuma ter na questão do atendimento ao aluno, pois agora o discente não precisa estar presencialmente na Uepa para fazer o acompanhamento da sua vida acadêmica de forma automática, além de solicitar e imprimir instantaneamente documentações” comentou Demys Brito, analista de sistemas da Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD).

O novo sistema oferece uma interface padronizada de acesso dos discentes, docentes e servidores da Uepa, gerando autonomia e inserção da instituição nas atuais tendências tecnológicas para o aprimoramento dos serviços oferecidos. Dessa forma, esse novo momento exposto pelo portal digital aumentará a agilidade no trabalho das coordenações de cursos, secretarias e departamentos da Universidade. “A Uepa está avançando na informatização de seus processos organizacionais, sendo esta uma demanda antiga da comunidade acadêmica. Cada vez mais, novos atos administrativos se tornarão não presenciais, dando mais eficiência e qualidade nos serviços ofertados para a comunidade acadêmica. Pela primeira vez, a matrícula na Uepa será online, ampliando os recursos tecnológicos institucionais” comenta o Prof. Italo Di Paolo, Diretor de Serviços de Processamento de Dados.

O objetivo da Uepa é favorecer o diálogo entre discentes e docentes, a partir da “turma virtual”, um módulo muito utilizado por instituições de educação superior (IES) que implementaram o sistema nos seus processos de gestão. A criação desse espaço digital propicia a interação entre professor e aluno com a intenção de otimizar os processos de ensino-aprendizagem ao expandir a noção e sala de aula dentro do ambiente virtual, por meio de recursos interativos para o acesso ao conhecimento. E, consequentemente, facilitando a emissão de documentos acadêmicos e relatórios gerenciais dos mais diversos tipos.

É o primeirmo momento de experiência da Uepa com o processo de matrícula online por meio do SIGAA, sendo assim, em função de algumas possibilidades de problemas técnicos como por exemplo: não aparecerem as turmas das disciplinas do curso do alunoe, problemas sobre os horários das disciplinas em função de não poder cursar mais de uma disciplina diferente nos mesmos horários, assim como outras questões, portanto, para resoluções referentes aos pontos abordados ou outros que ocorrer, é necessário procurar a coordenação do curso e do campus específico do discente.

Acesse aqui o contato dos coordenadores de curso do Centro de Sociais e Educação (CCSE).

Acesse aqui o contato dos coordenadores de curso do Centro e Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).

Acesse aqui o contato dos coordenadores de curso do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Acesse aqui o contato dos coordenadores de curso do Núcleo de Formação Indígena (NUFI).

Acesse aqui o contato dos coordenadores dos Centros e Campi da Uepa na capital e no interior do Estado do Pará.

Matrícula de alunos regulares: até o dia 31 de janeiro

SIGAA: acesse o link aqui

Orientações em passo a passo para discentes regulares: acesse o link aqui

Para maiores informações: 3299-2221 (Ascom) / 3299-2212 (DSPD) - suporte@uepa.br